Ouvidorias em Rede, uma parceria entre as ouvidorias dos órgãos públicos do Estado de Goiás, realizou, nesta quinta-feira (21), o 1º Seminário Goiano de Ouvidorias. A abertura do evento aconteceu às 8 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), localizado na Avenida Ubirajara Berocan Leite, no Setor Jaó, em Goiânia, e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, e do ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Itamar de Lima.

A programação inclui palestras com o professor Daniel Sarmento, titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; ouvidora-geral do Ministério Público do Distrito Federal e presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do MP, Rose Meire Cyrillo; ouvidor-geral do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Gilberto Waller Junior; professor adjunto da Universidade Federal de Goiás e procurador do Ministério Público do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Fabrício Macedo Motta; e diretor substituto do Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (SUS), Rafael Vulpi Caliari.

Ouvidorias em Rede

A Ouvidorias em Rede é uma parceria idealizada pela procuradora de Justiça e ouvidora-geral do MPGO, Orlandina Brito Pereira, entre as ouvidorias do TJGO, do TCE-GO, da Controladoria-Geral do Estado, do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), do SUS/SES-GO, do Tribunal de Contas do Município (TCM) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Orlandina agradeceu essa parceria entre as ouvidorias do Estado de Goiás e informou que foi a contribuição de todos esses participantes que permitiu a realização do 1º Seminário Goiano de Ouvidorias, contando com mais de 500 inscritos. “Confesso que esse reconhecimento nos motiva a continuar nossa jornada e promover outros intercâmbios e encontros que possam contribuir para o aprimoramento dessa atividade de escuta dos cidadãos”, disse a procuradora de Justiça.

Seminário Goiano de Ouvidorias

O desembargador Itamar de Lima explicou que o objetivo principal do seminário é o de consolidar a Ouvidorias em Rede no Estado de Goiás. Ele conta que os órgãos possuíam suas ouvidorias, mas que não estavam integradas entre si. “Para que isso aconteça, nós idealizamos esse seminário, para começarmos a ter uma afinidade de condutas das ouvidorias, buscando com isso a transparência e aproximação da sociedade com o Estado, para ele seja mais eficiente, mais transparente e que preste melhor a sua função social, que é o atendimento ao cidadão”, falou.

Gilberto Marques Filho disse que é muito importante essa união entre as ouvidorias, o trabalho em prol da transparência, da abertura e do acolhimento do usuário da Justiça e dos demais órgãos públicos. “Então eu vejo que foi algo acertado a criação das ouvidorias. Hoje, vemos, até mesmo nesse encontro, que é uma demonstração de algo que veio para dar certo, para dar a oportunidade a todos cidadãos de levar suas reclamações, buscar suas orientações. É um fortalecimento do direito de cidadania através das ouvidorias”, afirmou o presidente do TJGO.

O evento contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás. Também estiveram presentes a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis; o presidente do TCE, Kennedy Trindade; o presidente do TCM, Joaquim Alves de Castro Neto; o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior; o ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola; o procurador de Justiça Fabrício Macedo Motta; o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto; e a promotora de Justiça e ouvidora-geral do MPDFT, Rose Meyre Cyrillo. (Texto: Gustavo Paiva / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos

 

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço