ReuniãoA transformação do prédio do Fórum da cidade de Goiás em um Centro de Memória do Poder Judiciário goiano foi tema de uma reunião, na manhã desta quarta-feira (27), coordenada pelo presidente da Comissão Cultural do TJGO, desembargador Itaney Francisco Campos, com representantes de várias áreas do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e uma da Universidade Federal de Goiás (UFG). A implantação se dará a partir da entrega da obra do novo fórum, em fase adiantada de construção, da antiga capital. A adpatação do prédio do Fórum em Centro de Memória foi anunciada pelo presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, durante a solenidade de transferência da capital para a cidade de Goiás, em julho.

Itaney Campos considerou a reunião bastante produtiva, “pois todos os setores dialogaram em torno da perspectiva de implantação do Centro de Memória, foram estabelecidas etapas de realizações, definidas ações e a elaboração de um termo de cooperação com a UFG”, informou o desembargador. Ainda, conforme Itaney, o presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, receberá o grupo no dia 9 de outubro, quando serão tratados mais detalhes sobre o projeto.

Também integrante do grupo, a desembargadora Carmecy Rosa Alves de Oliveira, presidente da Comissão de Avaliação Documental, informou a necessidade de identificação, separação e análise dos processos históricos arquivados nas comarcas goianas, que depois, segundo ela, deverá ser disponibilizado à sociedade em mídia eletrônica.

Na reunião também se discutiu a elaboração de um termo de cooperação entre o TJGO e a UFG, com o objetivo de dar suporte técnico à implantação do Centro de Memória. Representante daquela universidade, a arquivista Heloísa Esser dos Reis ressaltou a importância da gestão de documentos, informou sobre a Lei Nacional de Arquivos, a guarda de documentos históricos, dentre outros detalhes técnicos. Ela se colocou à disposição do TJGO e destacou que o trabalho de avaliação e seleção dos processos e objetos históricos é muito importante.

A diretora administrativa do TJGO, Lilian Ferrreira Leal de Moraes, informou na reunião que já teve início o levantamento patrimonial de bens móveis. “E nessa pesquisa já faremos a identificação e seleção dos bens móveis históricos”, disse a diretora.

Já a secretária de Gestão Estratégica do TJGO, Cássia Aparecida de Castro Alves, apresentou uma relação dos tribunais que possuem museu e centro de memória e sugeriu a criação de uma comissão gestora para implantação do Centro de Memória.

Por sua vez, a Diretoria de Obras, que atuará na parte de readequação do prédio do Fórum de Goiás, por meio de seu diretor Luis Cláudio Dias e do arquiteto Alexandre Perini, informou sobre a estrutura do prédio que, segundo eles, está em condições de abrigar o Centro de Memória.  Perini também apresentou uma perspectiva do futuro Centro de Memória e sugeriu diversas ações relacionadas à readequação do prédio.

Participaram da reunião, ainda, o desembargador Olavo Junqueira; a diretora de planejamento da SGE, Eunice Machado Nogueira; o diretor do Centro de Comunicação Social, Bruno Rocha, e a assessora da SGE, Denise Teixeira. (Texto: Bruno Rocha/Foto Weber Witt)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço