O juiz Ricardo de Guimarães e Souza, diretor do Foro da comarca de Orizona, informou o término, na quarta-feira (25), da ampliação da Unidade Prisional local. O prédio agora contará com mais 42 vagas e oficina de trabalho. A obra foi realizada pelo Conselho da Comunidade do município e será inaugurada no dia 9 de novembro, às 9 horas, após a instalação das câmaras de segurança.
O novo espaço construído se destina aos reeducandos dos regimes aberto, que se recolherão apenas aos finais de semana e feriados, e semiaberto, que se recolherão todos os dias, inclusive, finais de semana e feriado. Foram construídos 256,76 metros quadrados. No local, há recepção – onde será realizada a vistoria dos objetos –, dois banheiros para os visitantes, uma ala feminina com 14 leitos, duas alas masculinas também com 14 leitos cada uma, e ainda uma oficina de trabalho com aproximadamente 100 metros quadrados.
O magistrado fez questão de ressaltar que a construção e ampliação, bem como manutenção, do sistema prisional é uma responsabilidade do Poder Executivo. “Tudo é feito via Conselho da Comunidade de Orizona, que hoje é presidido pelo advogado Flávio Mesquita. O Conselho tem a supervisão e orientação do magistrado e do promotor de Justiça. Nesta etapa, não houve colaboração de outras entidades ou pessoas físicas, mas tão somente de recursos originários de transações judiciais”, frisou.
Ricardo Souza destacou que há um trabalho conjunto entre o magistrado, o promotor de Justiça e os membros do Conselho da Comunidade. “Dialogamos sempre sobre as necessidades e as possibilidades do Conselho frente a execução penal. Posso dizer que o Judiciário tem a iniciativa, mas o desenvolvimento, a execução e a conclusão são de todo o corpo acima definido”, salientou.
De acordo com o juiz, para os reeducandos, o presente trabalho devolve a dignidade no cumprimento da pena. Já para a sociedade, ele traz a certeza de que a retribuição estatal aos ilícitos penais está a altura e a contento. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: arquivo pessoal – Centro de Comunicação Social do TJGO)