O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, entregou, nesta sexta-feira (17), a primeira etapa da reforma do fórum de Goiatuba. O prédio, localizado na Avenida Rio Grande do Sul, nº 65, no setor Bela Vista, foi alvo de incêndio criminoso em agosto do ano passado e precisou passar por obras de recuperação.
Durante o evento, o presidente do TJGO reiterou que juízes, promotores, advogados e servidores compõem uma grande família. “Estou no Judiciário desde 1976 e sou cidadão goiatubense, portanto tenho um carinho enorme pela cidade. Tenho uma ligação com Goiatuba por ser da região. Assim, apesar do aborrecimento que houve, eu sempre fiz questão de acompanhar de perto e dar a solução para o problema e aqui estamos por mais que seja uma entrega parcial ainda”, destacou.
Gilberto Marques lembrou que esteve em Goiatuba quando era corregedor-geral e que sua primeira visita ao assumir a Presidência foi na comarca. “Na época, exigi a presença do responsável pela obra para acelerar os trabalhos. Depois disso, a coisa começou a andar”. O presidente fez questão de agradecer a faculdade, em nome do reitor da Unicerrado, Gilmar Vieira de Rezende. O local serviu como instalação provisória da comarca até a entrega da obra.
O reitor disse que quando ficou sabendo que o fórum de Goiatuba iria ser deslocado para Morrinhos percebeu que seria um prejuízo para toda a comunidade de Goiatuba devido a distância e resolveu “abrir as portas do Centro Universidade, e isso foi uma forma de contribuirmos com a população e com o Poder Judiciário de Goiatuba”. O vice-reitor Rogério Henrique Oliveira, também presente, falou da importância de ter cedido as instalações.
A diretora do Foro da comarca de Goiatuba, juíza Sabrina Rampazzo de Oliveira, também agradeceu o empenho do desembargador-presidente para que a obra fosse entregue o mais rápido possível. “Para nós, juízes, promotores, servidões e advogados é muito bom estar de volta a nossa casa. A visita do presidente na comarca no início de sua gestão foi fundamental para que essa obra fosse entregue. Se hoje estamos aqui é graças ao presidente Gilberto Marques Filhos”, finalizou.
Para o promotor Luís Carlos Garcia, a entrega dessa primeira etapa demonstra a união de esforços. Segundo ele, houve uma reconstrução, não só da parte física, mas de processos, da moral da Justiça e dos servidores. "E isso só foi possível com muito trabalho. Em nenhum momento, ninguém abaixou a guarda e a ação continuou sendo efetiva. Vamos continuar trabalhando e entregando à população o que ela espera, que é uma Justiça rápida, célere e efetiva”, enfatizou.
“A entrega desta obra, mesmo que seja parcial, é importante para a advocacia, mas sobretudo para a cidadania de Goiatuba. Por isso, me coloco ao lado do Judiciário e do Ministério Público de Goiás. O presidente Gilberto é um homem que está disposto a servir. Então, a OAB agradece vossa excelência pela importante obra que está sendo entregue”, frisou o presidente da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Lúcio Flávio Siqueira de Paiva.
Já o prefeito José Alves Siqueira salientou que a obra do fórum da comarca é um presente para Goiatuba. Segundo ele, essa é mais conquista para o município. “Hoje, estamos trazendo de volta à cidade o sorriso no rosto da população e a auto estima do município”, afirmou. O prefeito colocou o Executivo à disposição do Poder Judiciário e agradeceu a união de todos para entrega da obra.
Homenagem
O presidente do TJGO foi homenageado pelo prefeito e pela primeira dama Maura Costa Marques com uma placa pela gratidão pelo empenho e esforço do desembargador para garantir a reestruturação do fórum da comarca.
O desembargador Gilberto Marques Filho participou ainda da solenidade de inauguração da reestruturação da sede da subseção de Goiatuba, juntamente com o presidente da OAB-GO, Lucio Flavio de Paiva. A sede passou por ampla reforma estrutural, teve o auditório reformado e salas para a advocacia equipadas com computadores e mobiliários adequados.
Também participaram do evento o ouvidor do Poder Judiciário de Goiás, desembargador Itamar de Lima; o juiz de Goiatuba, Marcus Vinicius Alves de Oliveira; o juiz de Itumbiara, Roberto Neiva; o presidente da subseção de Goiatuba, Filemon Santana; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Rodolfo Otávio Mota; entre outras autoridades. Veja galeria (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)