O Centro de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás promoveu, na manhã desta segunda-feira (11), um café da manhã com o presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, e um Mídia Training às Avessas, no salão nobre da Corte Especial.

Na oportunidade, o desembargador-presidente concedeu entrevista coletiva à imprensa e fez um balanço de seu primeiro ano de gestão. Ele lembrou que o TJGO é um dos que mais se destacam no País entre os tribunais de médio porte. “Somos reconhecidos e ganhamos vários premiações desde quando eu era corregedor-geral da Justiça”, frisou.

Gilberto Marques fez questão de destacar que o TJGO recebeu o Selo Justiça em Números, na categoria Ouro. Segundo ele, todos os tribunais brasileiros foram avaliados e receberam premiações distribuídas nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze. “Este é o terceiro ano consecutivo que o TJGO recebe o Selo Ouro”, completou. Além disso, o tribunal goiano ficou em primeiro lugar do Prêmio Innovare, na categoria tribunal. A premiação é a mais importante do Judiciário brasileiro.

O presidente fez questão de frisar ainda a importância da transparência na gestão. “Sempre disse que na nossa administração a transparência é total”, ressaltou. Ele ainda pontou sobre o anteprojeto de lei que trata da reestruturação dos serviços extrajudiciais do Estado de Goiás, aprovado por unanimidade pela Corte Especial do TJGO. “Passou da hora de ocorrer a reestruturação e eu senti que o momento é o ideal para fazer uma nova proposta e a entregamos para o governador e para a Assembleia Legislativa”, salientou. De acordo com ele, o usuário precisa ser muito bem atendido e não haverá impacto para os cartorários.

Mídia Training às Avessas
Normalmente, o mídia training é uma importante ferramenta de comunicação utilizada pelas assessorias de imprensa para preparar seus assessorados para se tornarem porta-vozes da instituição, com o objetivo de aperfeiçoar sua capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em almoços de relacionamento. A ideia do Centro de Comunicação Social do TJGO, entretanto, foi fazer esse treinamento às avessas, ou seja, preparar a mídia para que ela conheça melhor o Judiciário, área técnica e que exige conhecimentos específicos pouco dominados pela imprensa.

E foi pensando nisso, que o juiz Thiago Castelliano (foto à direita), da comarca de Jataí, proferiu a palestra “Imprensa, Poder Judiciário e Linguagem Jurídica”. O magistrado explicou para a imprensa o significado de algumas termos jurídicas além de exemplificar alguns casos que saíram nos veículos de comunicação. Ele esclareceu aos jornalistas o porquê que as pautas jurídicas são mais sensíveis e falou sobre suas especificidades. Explicou o que é conhecido como juridiquês.

Além disso, o juiz abordou a função do Poder Judiciário e suas características. Falou da hierarquia e da estrutura do Poder Judiciário. Além de explicar o que é o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quem são os desembargadores, corregedor-geral, presidente do TJ e ministros. A diferença de grau e instância, 1° e segundo graus especiais. Por fim, explanou sobre o Princípio da Legalidade e a Inércia do Poder Judiciário, que exigem que ele só age quando for provocado.

Para encerrar, a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Maria Socorro de Sousa Afonso Silva (foto à esquerda), falou da linguagem adequada e particular que deve ser usada para se referir aos assuntos relacionados a área da infância e juventude. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Galeria de fotos

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço