A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, encerrou o 113º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, nesta sexta-feira (2), em Maceió. A ministra defendeu que, no cenário de inquietação atual, a magistratura, o Ministério Público e os advogados exercem papel fundamental no resgate da estabilidade e da confiança das instituições públicas. O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, participou do evento.

Laurita Vaz afirmou também que, em tempos de cortes no orçamento, é preciso haver cuidado para não se criar embaraços à atividade jurisdicional. “Atravessamos uma tremenda instabilidade social, econômica e política, entretanto, momentos de crise são também uma oportunidade para reflexões e mudanças”, lembrou.

Ainda de acordo com a presidente do STJ, o fortalecimento da justiça de primeiro grau é um dos principais desafios do Judiciário brasileiro. “O que se observa nas comarcas do interior é um constante vai e vem de juízes entre as cidades onde exercem suas atividades e as capitais dos estados”, criticou.

Para a ministra, o juiz deve morar na comarca em que trabalha, “porque ele é uma referência, a personificação do poder estatal isento e apartidário, preocupado unicamente com a ordem e a paz social”. E reforçou: “A cidadania só sai do papel quando o Judiciário se faz presente”.

Encontro do Conselho
O 113º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça teve início na quinta-feira (1º), no Plenário do TJ de Alagoas. Nesta sexta (2), os participantes assistiram a palestras e debateram assuntos de interesse da magistratura no Hotel Ritz Lagoa da Anta, na Capital. (Centro de Comunicação Social do TJGO com informações do TJAL)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço