Cezário Bicudo Lemes (foto) vai completar cem anos de idade no próximo dia 26 e, como celebração de seu aniversário, ganhou uma homenagem na 3ª Vara dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri de Goiânia. Há oito anos, ele é jurado na comarca, tendo se tornado o voluntário mais antigo a compor o conselho de sentença.
A iniciativa da solenidade foi do titular da unidade judiciária, juiz Jesseir Coelho de Alcântara (foto abaixo). “Cezário é um jurado muito dedicado e lúcido, um verdadeiro exemplo. Ele é aposentado e poderia estar em casa, mas, em vez disso, faz questão de prestar serviço à sociedade”, afirmou o magistrado.
O aniversariante recebeu a homenagem com satisfação. “Sou idoso e poderia ficar em casa, doente e triste. Mas fico feliz em contribuir com a população”, conta Cezário, que é general aposentado do Exército.
Para ele, a idade contribui com o papel do jurado. “É uma missão árdua fazer justiça: é preciso prestar atenção, uma vez que um criminoso pode ser solto e um inocente, preso. É necessário ter bom senso e fazer uma análise de consciência e a sabedoria adquirida com a vida pode ajudar”.
Enquanto tiver saúde física e mental, Cezário diz não pretende aposentar-se da função de jurado. “Quem sabe até meus 108 ou 110 anos eu não continuo no Tribunal do Júri?” indaga de forma retórica. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Aline Caetano - Texto: Centro de Comunicação Social do TJGO)