O desembargador Gilberto Marques Filho, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), participou, nesta quinta-feira (19), do evento de lançamento do programa Mais Segurança, do governo de Goiás, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). Na ocasião, foi assinado o termo de convênio para o fornecimento de viaturas da Polícia Militar com equipamentos para realização do Termo Circunstancial de Ocorrência em formato digital, com o objetivo de tornar mais ágil o procedimento.
Em seu discurso, o presidente do TJGO (foto) parabenizou o ex-governador Marconi Perillo pela iniciativa e o atual governador, José Eliton, pela movimentação visando a melhoria do sistema de segurança pública. "Fico feliz em ver ser realizado um sonho pessoal. Em 2015, enquanto corregedor-geral de Justiça, nós baixamos o Provimento nº 18, alastrando o atendimento do sistema de segurança pública. Não ficamos só com a Polícia Civil, mas também com os outros sistemas adequados para atender à população, principalmente, no que se refere ao TCO", disse Gilberto Marques Filho.
Assinaram o documento, além do desembargador, o governador do Estado, José Eliton; o secretário de segurança pública, Irapuan Costa Júnior; o subprocurador-geral de Justiça de Goiás, Carlos Alberto Fonseca; o comandante-geral da Polícia Militar, Sílvio Vasconcelos Nunes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Márcio André de Morais; a Superintendente da Polícia Técnico-Científica, Rejane da Silva Sena Barcelos, e o delegado-geral da Polícia Civil, André Fernandes de Almeida.
TCO digital
De acordo com Irapuan Costa Júnior, inicialmente serão disponibilizadas 50 viaturas com impressoras, computadores e outros equipamentos necessários para a realização do TCO, distribuídas nas maiores cidades do Estado, onde há uma grande emissão de TCOs. “A pessoa receberá uma cópia do documento na hora e ele estará, imediatamente, à disposição do delegado, do Ministério Público e da Justiça, em formato digital”, disse.
O secretário de segurança pública informou ainda que as viaturas deverão estar em funcionamento dentro de 30 a 40 dias. Também estiveram presentes no evento o juiz Wilton Müller Salomão, presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego); Ricardo Balestreri, secretário de assuntos estratégicos do governo do Estado de Goiás; Kennedy de Souza Trindade, presidente do TCE-GO; Marconi Perillo, ex-governador de Goiás, entre outras autoridades. (Texto: Gustavo Paiva / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)