20-04-curso-turmaA Escola Judicial de Goiás (Ejug), junto com a Secretaria Interprofissional Forense do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), terminou, nesta sexta-feira (20), a capacitação de todos os psicólogos que atuam no Poder Judiciário goiano, em cumprimento à Meta 3 do Plano de Capacitação do Biênio 2017/2019. Ao todo, 50 profissionais realizaram os cursos de testes psicológicos, divididos em duas turmas.

Nesta última etapa, 27 psicólogos participaram dos cursos, sendo três da Diretoria Geral de Administração Penitenciária. A secretária-geral da Ejug, Manuela Gross, disse que o papel da escola extrapola o Tribunal de Justiça. "Mais do que uma escola do Tribunal, somos uma escola pública e temos a finalidade de atingir todos os agentes que trabalham com a Justiça. 20-04-curso-anapaulaEntão, precisamos realizar a capacitação, não só dos servidores, mas de toda a comunidade jurídica e da comunidade em geral. Dessa forma, realizamos, também, a capacitação dos profissionais do sistema prisional", explicou.

Ana Paula Osório Xavier (foto à direita), psicóloga do Secretaria Interprofissional Forense, informou que os cursos tiveram o objetivo de qualificar os psicólogos do Poder Judiciário no uso dos testes psicológicos, melhorando seus atendimentos e a produção das perícias de avaliações psicológicas. Ela elogiou as servidoras que ministraram os cursos, Alice Cataria Silveira e Flávia Jung, que estão há mais de 10 anos no TJGO. "As duas são muito competentes na prática e são ótimas docentes. É importante reconhecer que há profissionais qualificados aqui dentro, podendo o Tribunal utilizar mais a mão de obra de seus servidores", disse Ana Paula.

Rodrigo Rosa de Souza, psicólogo do fórum da Cidade de Goiás, também aproveitou a cerimônia de encerramento para elogiar as psicólogas que ministraram os cursos. "Elas trabalham no Tribunal e vivem o que nós vivemos. Além de já terem passado pela área de família, que é o que mais atendemos no interior. A maneira como ministraram os cursos, trazendo estudos de casos e discussões, foi excelente", contou. "Esse instrumento científico, comprovado e reconhecido mundialmente, agregará e valorizará nosso trabalho. Nossos laudos, os documentos que elaboraremos, terão uma nova cara", completou o servidor.

20-04--curso-psicologasDGAP

As servidoras da Diretoria Geral de Administração Penitenciária, Maísa Roberta Pereira Ramos Lopes e Kellen Castro Silva, agradeceram a oportunidade de participar dos cursos de capacitação e de poder realizar a troca de experiência com os servidores do Poder Judiciário. "Para mim, foi extremamente importante, pois pude agregar mais conhecimentos. Na execução penal, nós avaliamos os reeducandos quando estão saindo do sistema prisional e ter contato com o pessoal que ainda está na fase processual foi muito bom", disse Maísa Roberta.

"Acredito que essa formação veio para auxiliar, nós profissionais, que trabalhamos na área jurídica, com trocas de experiências. Pois, aqui, há profissionais da mesma área, mas que atuam em condições e contextos diferentes", informou Kellen Castro Silva. "Essa formação é uma oportunidade ímpar para podermos melhorar o desempenho de nosso trabalho no auxílio dos operadores de direito, ajudano-os a tomarem as devidas decisões, contando com o auxílio dos profissionais de psicologia", concluiu. (Texto: Gustavo Paiva / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço