O Protocolo Cível de Goiânia vem passando por inovações estratégicas que tornaram mais rápida a remessa de petições às escrivanias. Hoje, em até 24 horas, é feito o encaminhamento aos cartórios do fórum e dos anexos da capital. A medida representa um avanço na prestação jurisdicional, segundo o diretor do foro, Wilson da Silva Dias.

“Antes, o prazo era de até cinco dias. Com as implementações feitas recentemente, a petição é juntada ao processo de forma mais rápida e, assim, apreciada pelo juiz o quanto antes”, explica o magistrado.

A estimativa é que de 800 a mil petições sejam protocoladas diariamente no protocolo cível, entre iniciais e interlocutórias. Além de receber, o departamento faz a triagem para o cadastramento e distribuição ou remessa.

Novidades

A melhoria foi possível após reuniões da diretoria com as coordenadorias judiciária e de protocolo e com funcionários. Traçado o panorama de trabalho local, foram definidos os pontos de atuação: aquisição de novos equipamentos, arquitetura de um novo layout da sala e aumento da mão de obra, com a lotação de dois novos servidores, empossados neste ano.

Entre os avanços, está a configuração do espaço. Os atendentes estão atuando em guichês separados, com chancelas individuais. “Há mais privacidade, conforto e organização aos advogados que peticionam”, segundo o coordenador judiciário, Thiago Borges de Castro.

O aumento do número de chancelas também contribuiu positivamente para a celeridade. “Antes, havia apenas seis aparelhos e, agora, foram comprados mais quatro, dos quais dois já foram instalados”, conta Wilson da Silva Dias. O magistrado adianta que, em breve, será instalado, também, um painel eletrônico de senha numérica para os que aguardam atendimento.

Para o coordenador de protocolo, Paulo César Ramos, as melhorias também refletem o envolvimento dos funcionários. “Foi um salto bastante positivo e mostra o engajamento dos servidores, em atender melhor e aprimorar a produtividade”.

 Respostas de Ofício

Além da rapidez, o novo protocolo proporciona mais organização e controle, em especial às respostas de ofício. “Em vez das solicitações serem encaminhadas diretamente às escrivanias, hoje, são passadas pelo protocolo, onde são chanceladas e remetidas aos cartórios para juntada obrigatória aos autos”, frisou o coordenador judiciário.

Opiniões

Com, ao menos, três idas semanais ao protocolo, o advogado André Luís Scalla de Souza tem conhecimento para avaliar as mudanças. “O atendimento, sem dúvidas, está mais ágil, não há mesmo filas de espera”, cita entre as novidades.

A opinião é a mesma da advogada Verônica Souza. “Tudo está mais rápido, o atendimento e as remessas, além disso, há a privacidade dos guichês e conforto aos advogados”, destaca. Texto: Lilian Cury / Foto: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)

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