Em reunião realizada na quarta-feira (25), no Salão Nobre da Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o secretário de Gestão Estratégica (SGE), Luís Maurício Bessa Scartezini, apresentou, às áreas do TJGO, o documento que reúne os resultados da análise de cenários (análise SWOT). 

O material foi desenvolvido após pesquisa com magistrados e servidores do Tribunal e público externo, e traz avaliação das informações recebidas da Ouvidoria, resultados da pesquisa de satisfação dos usuários da Justiça, do Censo Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Fórum de Planejamento, realizado em Pirenópolis.

A análise serviu para entender como está o Tribunal interna e externamente e identificar os pontos fortes e fracos que compõem o cenário interno, assim como visualizar as oportunidades e ameças do cenário externo, dos demais Poderes e das instituições públicas e privadas. Os dados que integram o documento vão contribuir para a elaboração do Plano Estratégico do TJGO, que visa traçar as diretrizes e metas estratégicas do Poder Judiciário goiano para o período 2015-2020.

O plano atende ainda a Resolução 198/2014, do CNJ, que pretende eleger os objetivos estratégicos nacionais que vão nortear a trajetória do Poder Judiciário em todo o País e cumprir os macrodesafios previstos pelo Conselho. Todos os tribunais devem apresentar, ao CNJ, os planos até 31 de março deste ano para que seja feito o alinhamento nacional.

Próxima etapa
O documento servirá também para subsidiar as áreas do TJGO para que possam propor iniciativas, projetos, objetivos estratégicos e metas que serão avaliadas para compor ou não o novo Plano Estratégico. A etapa seguinte será exatamente a contribuição das áreas para traçar iniciativas estratégicas, propostas de metas para a gestão 2015/2017 e de objetivos estratégicos de longo prazo (2015/2020). O prazo final para que as áreas possam repassar suas contribuições será o dia 3 de março.

As diferentes áreas do TJGO poderão apresentar respostas e sugestões para questões como quais iniciativas estratégicas devem ser realizadas durante a vigência do novo Plano Estratégico, que meta a unidade pode propor para a Gestão 2015/2017 e se é possível definir um objetivo estratégico de longo prazo (2015/2020). Dessa forma, será possível finalizar o direcionamento estratégico (missão, visão e valores) e definir objetivos estratégicos e indicadores a longo prazo.

Macrodesafios do Poder Judiciário
-Garantia dos direitos de cidadania
-Combate à corrupção e à improbidade administrativa
-Celeridade e produtividade na prestação jurisdicional
-Adoção de soluções alternativas de conflito
-Gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes
-Impulso às execuções fiscais, cíveis e trabalhistas
-Aprimoramento da gestão da justiça criminal
-Melhoria da Gestão de Pessoas
-Aperfeiçoamento da Gestão de Custos
-Instituição da governança judiciária
-Melhoria da infraestrutura e governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

(Texto: Fernando Dantas / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja mais fotos na galeria de imagens

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço