Das 300 audiências previstas para os dois dias de atuação da equipe do projeto Acelerar Previdenciário na comarca de Piranhas, 180 devem ser finalizadas ainda hoje. O mutirão conta com o auxílio de seis juízes, três procuradores federais, três prepostos do INSS e 32 servidores do Poder judiciário, das prefeituras de Piranhas e Arenópolis e estagiários, além de advogados que atuam na região.

Desde às 7 horas da manhã, centenas de pessoas já aguardavam na porta do fórum a abertura dos trabalhos. O espaço, contudo, ficou pequeno para abrigar tanta gente, o que obrigou a transferência de parte do atendimento para o plenário da Câmara Municipal, que apoiou o evento. O novo prédio do fórum, já em construção, deve ser entregue ainda este ano à população pelo desembargador Ney Teles de Paula, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

Piranhas está localizada na região do Mato Grosso goiano, distante 323 quilômetros de Goiânia. A comarca, cujo titular é o juiz  juiz Wander Soares Fonseca, tem cerca de 3,7 mil processos em andamento. Para Wander, o Projeto Acelerar chegou num momento muito esperado pela comunidade, que sofreu por mais de dois anos sem a presença fixa de um juiz na comarca. "Por meio desse esforço concentrado, o Tribunal de Justiça consegue acelerar o andamento dos processos, entregando de forma imediata a prestação jurisdicional", afirmou.

Aposentadoria

A ansiedade terminou em comemoração por parte de Maria Silvério Rosa (foto), de 60 anos, ainda antes das 10 horas da manhã, quando finalmente assinou o termo da audiência em que foi concedido o benefício de aposentadoria rural por idade, no valor de um salário mínimo mensal, além dos valores acordados com o representante do INSS, referentes aos dois anos de espera pelo fim da ação que tramitava na justiça.

Maria é viúva, mora e trabalha na zona rural do município de Amorinópolis, onde plantava arroz, feijão e cuida dos animais que cria em uma pequena propriedade rural de terceiros. Para o sustento, sempre teve a ajuda do pai e da mãe equanto estavam vivos. Agora, só lhe resta um filho que a ajuda, conta Maria. “Esperei muito por este dia e hoje estou muito feliz. Vou poder comprar meus remédios e ajudar nas desesas de casa”, disse.

Equipe
Atuam no mutirão na Comarca de Piranhas os juízes Everton Pereira dos Santos ( Catalão); Luciano Borges da Silva (Santa Helena), Rodrigo de Melo Brustolim (Rio Verde), Gabriela Maria de Oliveira Franco (Caiapônia), Wilsiane Ferreira Novato (Hidrolândia) e Wander Soares Fonseca (Piranhas).
Representando o INSS, participam os procuradores Valdir Eduardo Barros e Sílvia Cândida Mesquita, juntamente com os prepostos Robson Alexandre da Silva, Tânia Lúcia Nunes e Denildes Alves Bezerra.

Integram a equipe do Acelerar em Piranhas os servidores Pedro Rafael Martins, da comarca de Itapuranga; Hector Victor Pires Barbosa, da comarca de Santa Helena; Fernando Ribeiro Campos, da comarca de Itapuranga; Lindomar Rezende de Aleluia, da comarca de Campinorte, e Adilson Canedo Machado de Goiânia. (Texto e fotos: Wagner Soares / Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos 

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço