Começou, nesta terça-feira (22), no fórum de Aragarças, mais uma jornada de mutirões do Projeto Acelerar Previdenciário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Mais de 600 audiências estão agendadas para esta semana nos fóruns de Aragarças e Piranhas, região da divisa entre os Estados de Goiás e Mato Grosso.
A jurisdição da comarca de Aragarças abrange também os municípios de Baliza e Bom Jardim de Goiás e conta com o maior assentamento rural da Região Centro-Oeste. Só estes fatores explicam a alta demanda de processos na comarca, conforme o juiz Bruno Leopoldo Borges Fonseca (foto), diretor do fórum de Aragarças.
Ele destacou a importância de projetos como o Acelerar, Justiça Ativa e Atualizar no apoio para estas comarcas, que contam apenas com um juiz para solucionar mais de 10 mil processos, como é o caso de Aragarças. A ação conta com seis juízes, três procuradores e três prepostos do INSS, dois médicos peritos, dois assistentes sociais, advogados e servidores. "Tudo para solucionar o mais rápido possível as ações de caráter previdenciário. Ações de jurisdicionados que já não podem mais aguardar por muito tempo, devido a idade avançada e estado de saúde”, disse o magistrado.
O projeto está sendo realizado nesta terça e quarta em Aragarças, e chega em Piranhas na quinta e sexta-feira. A expectativa é que sejam realizadas aproximadamente 600 audiências. Atuam no mutirão em Aragarças os juízes, Everton Santos (Catalão); Luciano Borges da Silva (Santa Helena), Rodrigo Brustolim (Rio Verde ), Sílvio Jacinto (Itapuranga ), Wilsiane Ferreira Novato (Hidrolândia ) e Bruno Leopoldo Borges Fonseca ( Aragarças ).
Representando o INSS, participam os procuradores Cláudio Camárcio, Valdir Eduardo Barros e Sílvia Cândida da Rocha, juntamente com os prepostos Robson Alexandre, Tânia Lúcia Nunes e Denildes Alves Bezerra. Integram a equipe do Acelerar em Aragarças os servidores Pedro Rafael Martins, da comarca de Itapuranga; Hector Victor Pires Barbosa, da comarca de Santa Helena; Fernando Ribeiro Campos da comarca de Itapuranga. Lindomar Rezende de Aleluia da comarca de Campinorte e Adilson Canedo Machado de Goiânia. Veja galeria de fotos. (Texto e fotos: Wagner Soares / Centro de Comunicação Social do TJGO)