O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, recebeu, na manhã desta segunda-feira (31), desembargadores e juízes que participam do movimento comandado pela Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) por eleições diretas para os tribunais.
O desembargador-presidente ressaltou que o pleito da Asmego é democrático e depende do colegiado, ou seja, de todos os desembargadores. “Recebo com prazer o requerimento e vamos encaminhá-lo a todos os desembargadores. Todos têm condições de ser presidente e este é um movimento de fato democrático”, destacou.
Ney Teles de Paula lembrou, ainda, que no Fórum de Planejamento, Estratégia e Gestão: Magistrados e Servidores Pensando o Futuro do Judiciário Goiano, realizado na última semana em Pirenópolis, se discutiu a atenção que precisa ser dada ao primeiro grau. “O evento serviu justamente para isso, escutar os pleitos dos juízes”, frisou.
O presidente da Asmego, Gilmar Luiz Coelho, comentou o fato de os juízes de primeiro grau estarem, pela legislação atual, excluídos do processo de escolha dos presidentes e vice-presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. “Com a participação dos juízes quem ganha é a própria sociedade porque teremos mais recursos e é no primeiro grau que tramitam 90% das mais de 120 milhões de ações em andamento”, frisou. Segundo ele, atualmente, apenas desembargadores participam desta decisão, que afeta diretamente a todos, tanto 1º e 2º graus.
Além do desembargador-presidente também receberam a comitiva o diretor-geral, Wilson Gamboge Júnior; os juízes-auxiliares da Presidência do TJGO, Carlos Magno Rocha da Silva, José Ricardo Machado e Reinaldo Alves Ferreira; o diretor do Foro da comarca de Goiânia, Átila Naves Amaral.
Requerimento
Ainda pela manhã, a Asmego, protocolizou requerimento que solicitou alteração no regimento interno do TJGO, permitindo, assim, a participação dos juízes de primeiro grau na escolha do presidente e do vice-presidente do órgão. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)