O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, participou, nesta quinta-feira (6), da décima edição do Justiça Ativa, que teve início às 8 horas da manhã, no Fórum de Alexânia, região do entorno do Distrito Federal.
Aproximadamente 300 audiências serão realizadas nas áreas criminal, cível, Fazenda Pública, Juizados Especiais e previdenciária. A expectativa é de que 1,5 mil pessoas passem pelo fórum até o final do mutirão, que termina na sexta-feira (7). O evento conta com o auxílio de 16 juízes de comarcas vizinhas, 7 promotores de justiça, 1 procurador federal, 40 servidores do Poder Judiciário e do município e de dezenas de advogados da região. As audiências foram distribuídas entre 16 bancas montadas nas dependências do fórum.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula fez questão de visitar todas bancas em funcionamento no fórum e cumprimentar todos os presentes, ao chegar em Alexânia. Em entrevista, ele relatou o esforço que tem desprendido nesse início de gestão para atender às reivindicações das inúmeras comitivas que vem recebendo em seu gabinete, a maioria solicitando juízes para suas comarcas, e afirmou: “Hoje temos um déficit de cerca de noventa juízes em nosso quadro, porém, com o concurso para juiz substituto em fase final, esperamos que, até o final de outubro, possamos prover com a nomeação dos aprovados todas essas comarcas que ainda estão sem juízes”.
O juiz-auxiliar da Presidência do TJGO, Carlos Magno Rocha da Silva afirmou que a realização da Justiça Ativa em Alexânia é fruto da determinação do presidente Ney Teles em atender a reivindicação feita por membros da comunidade em recente visita a seu gabinete. Ele destacou o esforço de todos os magistrados que se deslocam de suas comarcas para prestar este relevante auxilio aos colegas. “Isso demostra a grandiosidade do perfil do magistrado goiano que está sempre pronto para grandes desafios” finalizou.
Na abertura, a juíza Vívian Martins Melo, que assumiu recentemente a titularidade da comarca e coordena os trabalhos, agradeceu a colaboração e participação de todos os envolvidos. “Justiça ágil, confiável, atenta às grandes transformações sociais - e o Justiça Ativa representa tudo isso - somente é erguida a custo de muito trabalho, dedicação e amor de seus membros e servidores, com a parceria das instituições essenciais à função jurisdicional”, frisou.
De acordo com Vívian, tramitam atualmente, na comarca, cerca de 3 mil processos e, com a realização do mutirão, a pauta de audiências deve ser antecipada em aproximadamente um ano. “ Se não fosse a realização desse mutirão, as audiências dos novos processos estariam sendo agendadas para daqui a mais ou menos dozes meses”, disse a juíza.
Participaram desta edição os seguintes juízes: Mábio Antônio Macedo , Hugo Gutemberg Patino de Oliveira, Reinaldo de Oliveira Dutra, Luciana Nascimento S. Ramos de Araújo, Vívian Martins Melo, Marli de Fátima Naves, Alessandro Manso e Silva, Cristiane Moreira Lopes, Débora Letícia Dias Veríssimo, Guilherme Sarri Carreira, Heloísa Silva Mattos, Leonardo Fleury Curado Dias, Paulo Afonso de Amorim Filho, Rodrigo de Melo Brustolin, Rodrigo Rodrigues de O. S. Prudente, Rosângela Rodrigues dos Santos e Thulio Marco Miranda.
Ouvidoria
Mais uma vez a Justiça Ativa contou com a presença do projeto Ouvidoria Itinerante. Uma equipe da ouvidoria do TJGO vai acompanhar todas as edições. Eles vão atender os públicos interno e externo colhendo reclamações, sugestões e elogios. O objetivo é identificar falhas e buscar melhorias no serviço prestado pelo fórum. (Texto e fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)
Veja mais imagens deste evento em nossa galeria de fotos