A cerimônia de abertura da 11ª Jornada Jurídica do Poder Judiciário, na manhã desta quinta-feira (23), na sede da Associação dos Magistrados de Estado de Goiás (Asmego), contou com a presença de servidores e estagiários da Justiça goiana. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, abriu oficialmente o evento, que este ano recebeu cerca de 300 inscrições.
Ney Teles motivou os participantes contando um pouco de sua história e lembrou que cada um é capaz de construir um futuro brilhante com muito trabalho, persistência e amor ao próximo. Ele ressaltou que o evento se destaca pela possibilidade de interação e troca de experiências entre os participantes. “Somos um família, o Poder Judiciário de Goiás conta com 6,8 mil servidores, por isso a necessidade desse tipo de ação e é preciso irradiar para o interior também”, frisou.
Márcia Bezerra Maya Faiad, diretora de Recursos Humanos do TJGO, disse que, a cada edição, a Jornada Jurídica expande o seu campo de interesse, atingindo diversos profissionais, estagiários e acadêmicos, ao abordar temas relevantes e atuais. “Quando se iniciou a Jornada, em 2004, o objetivo era dar capacitação somente aos estagiários. Hoje, ela é constituída de magistrados, promotores e advogados que não cobram nada para ministrar essas palestras, eles oferecem seus conhecimentos para os nossos servidores”, pontuou.
Durante a manhã, a juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, falou sobre a adoção. Em seguida, o juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 1ª Vara Criminal da capital, abordou o tema O Novo Códio Penal Brasileiro.
No período da tarde, as atividades prosseguem com as palestras do juiz Denival Francisco da Silva, da 5ª Vara Cível de Goiânia e do juiz Rinaldo Aparecido Barros, do Juizado da Violência Doméstica em Goiânia, um tratará sobre Aforismo e outros fóruns jurídicos e o outro sobre o Tráfico de Pessoas.
(Texto: Arianne Lopes - Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)