Na tarde desta segunda-feira (15), no Plenário da Corte Especial, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, empossou o advogado Nicomedes Domingos Borges no cargo de desembargador. Ele ocupará a vaga do 5º Constitucional destinada à Advocacia, no lugar do desembargador Paulo Teles, que se aposentou.

A solenidade teve início às 15 horas e o empossado foi conduzido até o Plenário pelos desembargadores Leobino Valente Chaves, Zacarias Neves Coelho e João Waldeck Félix de Sousa, quando foi convidado para prestar o compromisso de posse prometendo honrar a pátria e os deveres destinados a ele como novo desembargador do TJGO. Depois disso, a palavra foi concedida ao desembargador José Paganucci Júnior, que desejeou boas-vindas ao novo membro. Também nascido em Itumbiara, terra de Nicomedes, Paganucci lhe desejou sabedoria para lidar com a luta diária entre direito e justiça, com a qual vai se deparar nesse novo cargo. Segundo Paganucci, “o ideal, nesse caso, é que se escolha a Justiça, pois é ela o objeto de defesa do cidadão”.

O representante do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), procurador-geral da Justiça do Estado, Lauro Machado Nogueira, afirmou que a união entre as instituições é essencial para a Justiça do País para que as demandas sociais sejam finalizadas. Além disso, o procurador-geral disse que “a composição dos Tribunais, com membros de outras carreiras, proporciona a multiplicidade de ideias que  enriquecem o debate jurídico” e que “esta pluralidade é essencial para se julgar da melhor forma possível”.

Lauro Machado assinalou que, ao se assumir um compromisso com os cidadãos, “os caminhos a percorrer serão ditados pelas necessidades da cidadania” e que “a cidadania é a dignidade humana em dobro”. Da mesma forma, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB Goiás), Henrique Tibúrcio, frisou que “a advocacia humaniza as decisões nos Tribunais, que vivem na constante presença do homem e em defesa do cidadão”. Ao final do seu discurso, desejou que o desembargador Nicomedes Borges trilhe um caminho glorioso no Tribunal, apesar dos desafios da Casa passarem a ser os dele também.

Diante de um Plenário lotado, Nicomedes disse chegarl com o espírito aberto e amistoso ao TJGO,  considerado um dos mais dinâmicos do País no alcance de suas metas. Por conta disso, pediu desculpas antecipadas por “eventuais e involuntários deslizes, mesmo estando em constante processo de aprendizagem” e ainda que sua “responsabilidade fica ainda mais eminente por ter de julgar pessoas e isso não se mensura em valor econômico”.

Nicomedes Borges agradeceu a todos os presentes e renovou seu compromisso com a humildade pessoal, em busca de aprendizado constante por uma Justiça cada vez mais séria.

Participaram da solenidade o governador do Estado, Marconi Perillo, acompanhado do vice-governador, José Eliton de Figueredo Júnior; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Gilberto Marques Filho; a corregedora-geral da Justiça, Nelma Branco Ferreira Perillo; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Gilmar Luiz Coelho; o deputado estadual Álvaro Guimarães, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Helder Valin.

Ainda estavam presentes os prefeitos de Morrinhos, Rogério Troncoso Chavez; de Panamá, Divino Alexandre; de Anápolis, Antônio Gomide; Itumbiara, Francisco Domingues de Faria, e de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilella. Além dos deputados federais Vilmar Rocha e Leandro Vilela e o deputado estadual Daniel Vilela. Também compareceram desembargadores e servidores do Poder Judiciário.  (Texto: Jovana Colombo – estagiária / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja mais fotos deste evento na galeria de imagem do TJGO.

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço