A cidade de Padre Bernardo recebeu, pela terceira vez, o projeto Justiça Ativa. Nesta quinta e sexta-feiras (11 e 12), serão realizadas cerca de 300 audiências nas áreas Criminal, de Fazenda Pública Estadual, Cível, Família e Previdenciária. A expectativa é que 2,5 mil pessoas passem pelo Colégio Estadual Professor José Monteiro Lima, local do evento.
Só no ano de 2012, a comarca de Padre Bernardo teve 1,54 mil novos processos distribuídos e 4,27 mil finalizados. Atualmente, possui cerca de 4 mil em tramitação. " O Justiça Ativa é relevante para nossa comarca. Temos uma vara e um juizado e apenas um juiz que, mesmo trabalhando com dedicação todos os dias, é insuficiente. Mas, com o apoio do Tribunal de Justiça e dos colegas magistrados, esse mutirão dará celeridade aos nossos processos melhorando, assim, a prestação jurisdicional na região", enfatizou a diretora do Foro, Aline Freitas.
O evento contou com presença do juiz-auxiliar da Presidência, José Ricardo Machado, que representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula. " O justiça Ativa vem, cada vez mais, se aprimorando ao longo dos anos. A partir de agora, a equipe do Programa Atualizar, da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, está integrada ao projeto, o que proporciona mais celeridade aos processos tornando a justiça mais humanizada", destacou.
Em razão desta parceria, o juiz-auxiliar da Corregedoria, Antônio Cézar Pereira Meneses, compareceu ao Justiça Ativa representando a Corregedora-geral da Justiça, Nelma Perilo. "O Justiça Ativa tem, agora, a integração e o apoio do Atualizar e do Grupo de Atividades Específicas, que são programas, originalmente, da Corregedoria”, destacou.
Aposentadoria
Antônio Marinho viajou 20 quilômetros em busca da aposentadoria rural, pois tem 65 anos e mora no campo desde da infância. “Sofri muito na roça e não tenho mais condições físicas de trabalhar no serviço pesado, por isso vim lutar pela minha aposentadoria e, graças a Deus e a Justiça, consegui esse direito", ressaltou, emocionado.
São distritos judiciários de Padre Bernardo os municípios de Mimoso de Goiás, Povoado de Trajanópolis, Taboquinha e Monte Alto. Participaram do Justiça Ativa os juízes Luciane Cristina Duarte dos Santos (Pires do Rio), Diego Custódio Borges (Bom Jesus de Goiás), André Lacerda ( Goianésia), Cristiana Nasse Saad (Alto Paraíso de Goiás), Guilherme Sarri (Campinorte), Hanna Lídia (Mara Rosa), Claúdia Silvia de Andrade ( Flores de Goiás), Hugo Gutemberg Patino (Goiandira), Andrey Máximo ( Estrela do Norte), Reinaldo de Oliveira Dutra (Formoso), Rodrigo Brustolin ( Porangatu) e Aline Freitas ( Padre Bernardo).
(Texto: Maria Lúcia Viana - Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)