O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, recebeu na tarde desta segunda-feira (4) uma comitiva da cidade de Goiatuba. Em busca de avanços para a comarca, os integrantes requereram melhorias físicas e estruturais para o fórum.
Durante a reunião, os juízes da cidade pleitearam aumento no número de escreventes, que conta com atuais dez servidores; acrescentar um ano a mais no contrato dos estagiários, que têm o tempo máximo de dois anos de contrato com o fórum; implantação dos equipamentos de informática e móveis para o prédio e a melhoria da instalação elétrica, pois há quedas de energia que ocasionam a queima dos equipamentos. Além disso, a comitiva informou ao presidente do TJGO que a comarca de Goiatuba necessita da criação de uma vara cível, pois a Justiça comum do Foro de Goiatuba tem aproximadamente 10,5 mil processos ativos e a Vara já seria inaugurada com 4 mil autos.
O desembargador Ney Teles estava acompanhado do juiz-auxiliar da Presidência Carlos Magno Rocha da Silva; secretário-geral da Presidência, Fernando Sousa Chaves e do presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juiz Gilmar Luiz Coelho. A comarca de Goiatuba estava representada pelo diretor do Foro, juiz Olavo Junqueira de Andrade, juntamente com sua assessoria; juízes Sabrina Rampazzo de Oliveira e Marcus Vinícius Alves de Oliveira; presidente da subsessão da OAB local, Fernando Marques Pires e advogados associados.
Durante a realização do encontro, o juiz Carlos Magno informou que existe um estudo em andamento para analisar o número ideal de servidores de cada comarca do Estado de Goiás, que será finalizado ainda no primeiro semestre deste ano e a intensão de realizar no segundo semestre o projeto Justiça Ativa na cidade, voltado para os processos previdenciários. O juiz-auxiliar frisou que a Presidência do TJGO se reunirá com a diretoria-geral dia 6 de março para discutirem a criação de novas varas nas comarcas goianas.
O diretor do Foro, juiz Olavo Junqueira, afirmou que “os integrantes da comitiva saem do Tribunal com a sensação de que os pleitos serão encaminhados e os mais urgentes atendidos o quanto antes e os casos que precisam de mais análise, como a criação da vara, serão estudados para o melhor do Judiciário”.
Arte
O assessor Cultural do Tribunal, Gabriel Nascente, informou aos presentes que a próxima exposição de arte no hall de entrada do TJGO, dos dias 23 de abril a 15 de maio, será do escultor em terracota, Elifas Modesto e da arteterapeuta Simone Moraes de Andrade, ambos naturais de Goiatuba. (Texto: Jovana Colombo– estagiária / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)