Representantes da subseção da OAB de Caldas Novas se reuniram nesta sexta-feira (15) com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, para solicitar benefícios à comarca. De acordo com o volume de processos que tramitam no município, mais de 35 mil, foi colocada em pauta a urgência de mais juízes na cidade e a criação de novas varas.
Participaram da reunião o presidente da seccional da OAB, Laudo Natel Mateus; o vice-presidente, Amiral Castro Coelho e demais representantes da Ordem. O desembargador Ney Teles estava acompanhado de seus juízes auxiliares José Carlos Machado e Reinaldo Alves; Wilson Barbosa, diretor geral; e Fernando Chaves, secretário da presidência. Segundo Laudo Natel, “é necessário desmembrar as varas de fazendas públicas em federal, estadual e municipal, bem como desmembrar também as varas criminais, transformando-as em execução penal e criminal”. Além disso, Laudo pediu a criação de cinco varas cíveis mistas, para trabalhar em conjunto com o Juizado da Infância e Vara de Família.
Ney Teles se mostrou solícito em atender aos pedidos e disse que “os desafios desse mandato são novos e serão ampliados”, pois quer “ir pessoalmente até as comarcas para conhecer os problemas existentes de perto”. Reinaldo Alves disse que o TJGO, a curto prazo, estudará a melhor forma para designar um juiz auxiliar para a cidade, na tentativa de desafogar o Juizado Especial. A possibilidade de fazer uma edição do Programa Justiça Ativa na cidade foi uma solução imediatista, mas que agradou aos representantes de Caldas Novas.
Satisfeito com o resultado da reunião, Laudo disse que se surpreendeu com a receptividade do desembargador Ney Teles e percebeu a sua boa vontade, juntamente com a de sua equipe, para resolver os problemas apresentados. (Texto: Jovana Torres – estagiária / Foto: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)