O presidente do Tribunal do Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, e o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, participam nesta segunda e terça-feiras (3 e 4), do XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, que acontece em Foz do Iguaçu (PR).
O encontro nacional está previsto na Resolução CNJ 198/2014 e reúne a alta administração de todos os tribunais brasileiros. No primeiro dia do evento, o ministro Dias Toffoli, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), fará uma conferência sobre “Transparência e Eficiência no Poder Judiciário”.
Uma das novidades desta edição está na apresentação dos painéis temáticos, que serão simultâneos e ocorrerão no dia 4 de dezembro, coordenados por juízes auxiliares e conselheiros do CNJ. Os temas escolhidos são: “A desburocratização no Poder Judiciário”, “Formação de servidores do Poder Judiciário”, “Mecanismos de conciliação em ações de massa”, “Centros de inteligência do Poder Judiciário”, “O Judiciário e o sistema prisional: análise situacional, compreensão do cenário e caminhos para seguir” e “Uso da inteligência artificial nos processos judiciais”.
Durante o encontro, os presidentes dos 90 tribunais brasileiros, sob a coordenação do CNJ, aprovarão as Metas Nacionais do Judiciário e as específicas para cada ramo de Justiça para 2019. (Centro de Comunicação Social do TJGO, com informações do site do CNJ)