A comarca de Jataí vai inaugurar o programa Justiça Móvel de Trânsito nesta sexta-feira (8) e, para melhor atender a população da cidade, a equipe que integra o programa passa por capacitação. São 12 participantes que vão atender a ocorrências de acidentes com veículos automotores que não envolvam mortes ou veículos oficiais.

Acionada, uma equipe se desloca até o local do sinistro, a fim de promover a conciliação dos envolvidos para solução imediata da questão. Sem ajuizar processos, o recebimento de indenizações fica mais rápido entre os envolvidos. Caso não seja possível o acordo, é feita colheita de provas para instrução do processo. O atendimento será de segunda a sexta-feira, em horário de expediente forense.

Sob coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, o curso é realizado durante toda a semana, pelos instrutores José Simões de Lima Júnior e Gildário Nunes Freitas, com chancela do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No conteúdo programático, os participantes têm aula sobre atribuições dos componentes, ritos procedimentais, legislação pertinente, ética, relacionamento interpessoal e atendimento aos jurisdicionados.

Criado em 2000, em Goiânia, o Justiça Móvel de Trânsito atendeu na capital cerca de 70 mil casos, dos quais 86% tiveram acordos. Neste ano, a iniciativa chega ao interior do Estado: em Anápolis, a inauguração foi em março e, agora em abril, além de Jataí, a comarca de Goianésia também terá a iniciativa, a partir do dia 12.

Nesta sexta-feira, a inauguração do programa será às 13h30, no fórum da comarca, pelo diretor do foro juiz Sérgio Brito Teixeira e Silva. O Justiça Móvel de Trânsito será ligado ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), com coordenação do juiz  Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro. (Texto: Lilian Cury - Centro de Comunicação Social do TJGO )

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço