Com votação expressiva (26 a 8), o desembargador Itaney Francisco Campos, de 63 anos, integrante da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), foi eleito nesta quinta-feira (11) novo membro da Academia Goiana de Letras (AGL), que é vinculada à Academia Brasileira de Letras (ABL). Escritor, poeta e contista com renomadas obras de cunho literário publicadas, Itaney Campos derrotou Antônio Almeida, proprietário da Editora Kelps e passa a ocupar a cadeira de número 37, anteriormente conquistada pelo escritor Mário Ribeiro Martins, cujo patrono é Crispiniano Tavares.

"Estou muito honrado em compor a entidade mais tradicional da literatura. Essa oportunidade, a meu ver, é um objetivo natural, uma vez que faço parte da União Brasileira de Escritores Goianos e sempre conciliei a judicatura com o meu lado literário mais pulsante. A produção da escrita acaba tornando as duas áreas afins”, expressou, orgulhoso. Itaney Campos também aproveitou a ocasião para elogiar a atuação dinâmica e transparente da presidente da Academia, Lêda Selma de Alencar. “Todo o trabalho foi conduzido com muita celeridade, lisura e transparência pela presidente da AGL. Uma atuação realmente digna de elogios”, enalteceu.

Itaney Campos passar a fazer parte do rol de magistrados do TJGO que integram ou fizeram parte da academia, como o desembargador Ney Teles de Paula e, anteriormente, Maximiano da Mata Teixeira, Dário Cardoso e Augusto Rios. Na quarta-feira (10), o magistrado e outros membros da Comissão Cultural do TJGO receberam a visita do superintendente Executivo de Cultura da Secretaria de Estado de Educação e Cultura e Esporte (Seduce) e membro da Academia Goiana de Letras (AGL), Nasr Fayad Chaul, que já havia manifestado apoio à candidatura de Itaney.

Currículo

Natural de Uruaçu, interior do Estado de Goiás, Itaney Campos, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mas também cursou Letras por dois anos na mesma intituição. Ele já integra a União Brasileira de Escritores Goianos (UBE) e a Academia Goiana de Direito (Acad) e é autor de várias obras que abordam temas de caráter literário, histórico e jurídico, como Orações no Templo da Justiça, Inventário do Abstrato e Antônio Teodoro da Silva - um Escorço Biográfico. O magistrado participou de várias antologias como Hector no Cubo e outros contos e tem livros inéditos, a exemplo do Sob o Signo da Ditadura: A Intervenção Militar em Goiás e as Medidas Punitivas Contra o Poder Judiciário Estadual. Por dois mandatos foi diretor do jornal O Magistrado, da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), e escreveu “Notícias Históricas de Campinas” e Inventário do Abstrato” , publicadas pela Secretaria de Cultura de Goiânia, bem como participou das coletâneas de poesia “Verbo Interior” e “Thêmis Translúcida”.

Além da carreira jurídica, Itaney Campos possui grande currículo acadêmico. O magistrado integra o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e recebeu grau máximo da Banca Examinadora do Curso em Especialização em História Cultural, da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG), em apresentação de monografia. É também especialista em Direito Processual Civil e mestre em Direito Agrário pela UFG, onde exerceu, nos anos de 2000 e 2001, as funções de professor substituto, de Direito Civil e Processual Civil. (Texto: Myrelle Motta - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço