Hércules da Silva Castro foi condenado a cinco anos e quatro meses de reclusão por ter assaltado a loja Cellini Joalheiros, localizada no Shopping Flamboyant. A sentença é do juiz José Carlos Duarte, da 7ª Vara Criminal de Goiânia.
Consta da denúncia que no dia 18 de janeiro deste ano, o réu tentou roubar mais de R$ 60 mil em joias, mas foi detido por seguranças e populares até a chegada da Polícia Militar, para a efetuação do flagrante. Ele portava uma arma de fogo de brinquedo e estava acompanhado de mais dois comparsas, que conseguiram fugir.
Segundo as vendedoras da loja, Hércules entrou no estabelecimento se passando por cliente, até que anunciou o assalto. Ele agiu com grave ameaça para que elas passassem as mercadorias, como correntes, pulseiras e pingentes, boa parte delas colocadas em uma mochila – apreendida em sua posse.
Para o magistrado, a materialidade do crime ficou comprovada. “A admissão de autoria revestiu-se de inquestionável plausibilidade e encontra-se consubstanciada pelo restante das provas reunidas”, destacou José Carlos Duarte.
O juiz também salientou a gravidade da conduta do acusado. “Evidenciada também está a grave ameaça, elemento objetivo do roubo, através da abordagem das funcionárias da loja vitimada, anúncio do assalto, com apresentação de simulacro de arma de fogo e determinação para entrega de bens e xingamentos, o que foi suficiente para diminuir a capacidade de resistência das vítimas”. Veja sentença. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO/ Foto: iStock)