A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) promovem o 2º Encontro de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania nesta sexta-feira (4), das 8 às 18 horas, no 2° Tribunal do Júri da comarca de Goiânia.
O evento tem por objetivo a apresentação e discussão de boas práticas aplicadas nos Centros Judiciários de Goiás e que possam ser replicadas futuramente. Haverá palestras ministradas por magistrados sobre a atuação do Nupemec e dos Cejuc's de outros Estados com os seguintes temas: A Conciliação e a Mediação Frente ao Novo Código de Processo Civil; o Quadro Nacional de Conciliadores, Mediadores e Câmaras Privadas e a Discussão de Mecanismos Tendentes a Padronização de Procedimentos.
Próximo ao início da vigência do novo Código de Processo Civil, ainda neste mês, o 2º Encontro será de extrema importância, pois proporcionará amplo campo de discussão, troca de ideias e experiências, além de ser possível um estudo sobre a Lei de Mediação que entrou em vigência em dezembro de 2015.
O encontro conta com a presença do desembargador Roberto Portugal Bacellar, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), que vai ministrar a palestra A Conciliação e Mediação no Novo Código de Processo Civil, e com o juiz André Gomma de Azevedo, auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que abordará dois temas: Cadastro Nacional de Mediadores e Câmaras e Remuneração dos Mediadores.
A juíza Vanessa Aufiero da Rocha, coordenadora do Cejusc de São Vicente (SP), tratará de questões atinentes às Oficinas de Parentalidade e Divórcio. O juiz José Augusto de Melo Silva, coordenador do Cejusc de Valparaíso de Goiás, falará sobre O Centro Judiciário e sua Atuação junto ao Executivo Fiscal Municipal.
Já Luiz Vicente Magni de Chiara, Superintendente do Jurídico Contencioso do Itaú Unibanco S.A., falará sobre a nova postura e atuação da instituição bancária frente ao novo Código de Processo Civil.
O evento é destinado a juízes coordenadores de Cejuc's, coordenadores adjuntos de Cejuc’s, juízes, desembargadores, chefes de Cejuc’s, instrutores em mediação judicial, mediadores e conciliadores judiciais. As inscrições serão realizadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e as vagas são limitadas. (Texto: Diandra Fernandes – estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)