Com o objetivo de informar aos cidadãos quais os principais serviços prestados pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e dos respectivos compromissos de atendimento ao público, está disponível na página principal do site – do lado esquerdo – a Carta de Serviços ao Cidadão. O documento foi elaborado pela Diretoria de Gestão da Qualidade da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE).
O cidadão poderá encontrar na carta os principais serviços oferecidos pelo Poder Judiciário goiano. São 26 serviços e informações detalhadas sobre cada um, como: descrição, onde solicitar, como solicitar, o responsável, prazo, custo, quem pode solicitar e horário de atendimento. Os interessados poderão ainda sugerir alterações, atualizações ou informar alguma incorreção encontrada no manual para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
De acordo com o secretário de Gestão Estratégica (SGE), Luis Maurício Bessa Scartezini, a carta nada mais é que um guia de orientação de como usar os serviços prestados pelo Poder Judiciário. O documento, segundo ele, além de facilitar a vida do cidadão, está vinculado a meta 1 do Plano Estratégico do TJGO, que visa realizar dez ações para ampliação do acesso à Justiça em todo o Estado. “A iniciativa colabora também com a transparência dos serviços que são prestados, bem como facilita o acesso ao público”, salientou.
Conforme reiterou Luis Scartezini, é importante fazer com que a população e, inclusive, advogados tenham orientação de como utilizar os serviços prestados pelo Poder Judiciário. “A carta é fixa, porém vamos aperfeiçoando e atualizando os serviços. A ideia é criar uma cultura, na qual as pessoas que buscam as informações saibam onde elas estão”, complementou.
Disponível há cerca de duas semanas na página principal do TJGO, a Carta de Serviços ao Cidadão seguiu uma metodologia desenvolvida pelo Ministério do Planejamento, que possui um programa de melhoria de gestão em órgãos públicos. “Foi desenvolvida pesquisa in loco de cada um dos serviços e coletas de informação para chegarmos à versão final do documento”, explicou o secretário de Gestão Estratégica. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)