O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, foi homenageado como patrono da 36ª Exposição Nacional de Orquídeas de Piracanjuba. A abertura do evento, que reúne cerca de 200 orquidófilos de todo o País, foi realizada na sexta-feira (26) e contou com a presença de autoridades do três Poderes, reunidas no Palácio das Orquídeas.
Na solenidade, o magistrado agradeceu a reverência. “Tenho uma relação próxima e de carinho com Piracanjuba, tendo passado minha juventude na cidade, onde fiz grandes amigos. Quando estava na gestão do Tribunal Regional Eleitoral, inclusive, reuni esforços para instalação do Cartório Eleitoral na comarca. Então, é uma honra ser convidado e uma oportunidade conhecer mais sobre o cultivo das orquídeas”, falou o presidente.
A escolha de Gilberto Marques Filho como patrono do evento foi unânime entre a organização, segundo o presidente da Associação de Orquidófilos, Paulo Roberto de Morais. À frente da exposição há quatro anos, o criador falou sobre a tradição de Piracanjuba com o cultivo. “O parque municipal tinha muitas valquirianas (espécie de orquídea) nativas. Então, sempre houve admiradores e cultivadores na região – o evento, inclusive, proporciona amizade e troca de experiências entre pessoas de todo o Brasil”.
Realizada com apoio da Prefeitura local, a 36ª Exposição Nacional de Orquídeas de Piracanjuba foi encerrada no domingo (28), com venda, premiação e mostragem de mais de 30 mil exemplares, entre espécies naturais e híbridas, como Cattleyas, Phalaenopsis e Vanda. Segundo os organizadores, aproximadamente 35 mil pessoas passaram pelo evento. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)