A juíza Simone Pedra Reis, da Vara Criminal da comarca de Cidade Ocidental, se reuniu, nesta terça-feira (19), com representantes do Ministério Público, do Sistema Prisional e da Prefeitura. Na oportunidade, foi definida a implantação no município do Programa Ressocializar, que beneficiará inicialmente cinco presos do regime semiaberto.
Durante a reunião, foi anunciado que o Programa Ressocializar será iniciado, neste sábado (23), no hospital municipal local. Na unidade de saúde, os reeducandos vão prestar serviço voluntário, pelo período de 6 horas, e, posteriormente, serão dispensados do recolhimento no albergue nos finais de semana. Após 90 dias da implantação, o projeto poderá ser avaliado, quando será ampliado o número de vagas, assim como novos locais deverão receber novos apenados.
Ainda na reunião, o Ministério Público sustentou a tese de que os reeducandos que participarem do projeto devem seguir algumas regras, como não ter faltas graves ou injustificadas nos últimos seis meses. Além disso, o apenado beneficiado pelo projeto deverá apresentar-se no albergue, apenas de segunda a sexta-feira. Ainda, de acordo com as regras, o reeducando deverá portar-se adequadamente no ambiente de trabalho.
Participaram da reunião, além da juíza da comarca, o promotor de Justiça Alexandre Xavier de Souza Rocha, titular da 2ª Promotoria de Justiça da cidade; o diretor da cadeia pública local, Rivelton Santos; a diretora geral do Hospital Municipal, Camila Ferreira Alves; Vanilda Veloso de Souza, advogada responsável pelo Núcleo de Assistência Judiciária; servidores da Vara Criminal e presos contemplados pelo programa. (Texto: Acaray M. Silva - Centro de Comunicação Social do TJGO)