O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, recebeu, na tarde desta segunda-feira (10), a visita do subchefe do Estado Maior da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Marcelo Martinez Hipólito. Na ocasião, o oficial apresentou ao presidente do Poder Judiciário Goiano o aplicativo “PMSC Mobile”. A nova tecnologia permite, num curto período de tempo, a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Há 10 anos, o aplicativo foi implantado nas viaturas da Polícia Militar de Santa Catarina. Com a tecnologia, os oficiais vem melhorando os processos de atendimento das ocorrências, permitindo, assim, maior desempenho e otimização do tempo gasto para confecção dos TCOs. Além disso, com o PMSC Mobile, segundo o coronel, os policiais permanecem mais tempo nas ruas e avenidas, combatendo o crime na cidade. O equipamento é composto por tablet e impressora térmica portátil, que são adaptados ao veículo permitindo que o TCO seja lavrado sem necessidade de se estar na Delegacia de Polícia. Além do presidente do TJGO, o sistema “PMSC Mobile” foi apresentado ao vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton e ao Comandante Geral da PMGO, coronel Divino Alves de Oliveira.
Durante a demonstração do aplicativo, o desembargador Gilberto Marques apoiou a iniciativa e agradeceu a visita. “Essa nova tecnologia é de extrema importância para as nossas polícias do Estado de Goiás, uma vez que permite a otimização do trabalho desenvolvido. “Quem acaba ganhando com o novo sistema é a sociedade”, afirmou o presidente do TJGO.
Em Santa Catarina, o projeto já foi implantado nas cidades de Camboriú e Balneário Camboriú, área do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) local. Em Camboriú, segundo informações prestadas pelo coronel Martinez, 100% das viaturas operam com o Mobile. O sistema foi criado e idealizado pela Polícia Militar da cidade.
De acordo com o coronel Martinez, com o sistema, os registros são feitos em um formato digital, que é mais transparente e menos propenso a erros. Ainda, segundo ele, os pilares desta ideia estão sustentados pela qualidade no atendimento, economia de recursos e confiabilidade na informação. Além disso, ressaltou, que o aplicativo permite ações de prevenção com mais viaturas nas ruas e não paradas nas portas de delegacias aguardando a realização do registro.
Conforme o Comandante Geral da PMGO, coronel Divino Alves de Oliveira, "esse intercâmbio de informações é extremamente importante para que possamos aumentar a qualidade e a agilidade na prestação de serviços à comunidade. Temos o interesse de adotar essa nova tecnologia”.
Participaram da reunião, o corregedor-geral da Justiça, Walter Carlos Lemes, o ouvidor do Poder Judiciário Itamar de Lima, o desembargador Nicomedes Domingos Borges, o tenente-coronel da Polícia Militar, Wellington de Urzêda Mota e o juiz auxiliar da presidência do TJGO, Jerônymo Pedro Villas Boas. (Texto/fotos: Acaray M. Silva - Centro de Comunicação Social do TJGO)