Conciliacao reportagem 570x270A 12ª Semana Nacional da Conciliação (SNC) começa nesta segunda-feira (27) com ações na capital e no interior. Até sexta-feira (1º), a expectativa é que cerca de 40 mil atendimentos serão realizados. A conciliação é reconhecida como um instrumento eficaz e adequado para solução de conflitos, conforme explica o juiz e coordenador da Gerência da Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Romério do Carmo Cordeiro.

Em entrevista concedida ao Centro de Comunicação Social do TJGO, o magistrado reforça que o diferencial desta edição da SNC é a descentralização dos atendimentos. Este ano as bancas estarão localizadas no Fórum Cível, gabinetes das varas cíveis e juizados, varas de família e nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) (veja lista abaixo). Romério do Carmo (foto à direita) ressalta ainda que a descentralização se deu especialmente por questões de custos e de otimização dos recursos disponíveis.A solenidade de abertura da SNC ocorrerá no Fórum Cível, às 9 horas do dia 27, com a presença de Gilberto Marques Filho, presidente do Tribunal; Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, juíza Coordenadora do Nupemec; representantes do governo e da prefeitura, além de outras autoridades. Leia a íntegra entrevista:

Qual o diferencial da 12ª edição da SNC?

A cada ano, a equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJGO (NUPEMEC) procura aperfeiçoar o evento apurando os pontos fortes e aqueles que podem ser melhorados. Desta forma, cada edição da SNC tende a ser mais bem preparada e, por conseguinte, apresentando melhores resultados.

No caso específico da 12ª edição, o grande diferencial consiste na utilização dos espaços pertencentes ao próprio Poder Judiciário, ao contrário do que ocorria nas anteriores, em que as audiências eram concentradas em um shopping da Capital.

Por que a SNC foi descentralizada?

Romério do Carmo  Cordeiro - WS 2 siteA descentralização se deu especialmente por questões de custos e de otimização dos recursos disponíveis, o que importa em melhor gestão da coisa pública. Considerando que no ano passado foi entregue o novo Fórum Cível, com espaços amplos e modernos, não mais se justifica a locação de espaços externos.

Observe-se que mesmo com a utilização de vários espaços, as matérias continuam centralizadas como, por exemplo, as audiências relativas ao DPVAT serão realizadas todas no Fórum Criminal; as do executivo fiscal municipal, no Paço Municipal; as cíveis e de família, no Fórum Cível; e o os eventos pré-processuais acontecerão nos Cejuscs.

Qual é a expectativa para a Semana da Conciliação?

A expectativa é que o Tribunal de Justiça do estado de Goiás possa repetir o bom desempenho que teve nas edições anteriores. Para tanto, espera-se o atendimento de 40 mil casos, entre processos em andamento e demandas pré-processuais, com elevado percentual de acordos.

Como funciona a parceria com outros órgãos (Seguradora Líder, empresas de telefonia, grandes bancos e construtoras)?

Alguns grandes demandantes são convidados ou procuram o Tribunal com o intuito de participarem da SNC, por se tratar de um evento que apresenta uma logística que facilita a composição entre as partes e, bem por isso, diminui o acervo de processos.

Para exemplificar, a Seguradora Líder é a responsável pelas demandas relativas ao DPVAT. Tais demandas exigem a realização de perícia médica para a indicação da ocorrência de lesão, grau e reversibilidade. Na SNC, há uma concentração destas perícias, o que facilita a tratativa entre as partes, que podem resolver o caso no mesmo dia, o que não seria possível na tramitação normal do processo.

A conciliação é a saída para descongestionar o Poder Judiciário?

A conciliação, a mediação, assim como o processo judicial tradicional, são instrumentos de solução de conflitos. Cada uma destas ferramentas tem suas características e aplicabilidade específicas. Desta forma, muito mais importante do que buscar descongestionar o Poder Judiciário, é apresentar soluções mais eficientes e adequadas ao jurisdicionado e à sociedade.

Evidentemente que, a partir do uso adequado destes instrumentos, a celeridade ocorrerá, a gestão das demandas ganhará eficácia e o aludido descongestionamento virá como consequência. Além disso, a SNC tornou-se, com o passar dos anos, em evento propagador da cultura da paz, do diálogo e da construção da solução dos conflitos com a participação efetiva das partes nele envolvidas.

O que a prática da conciliação representa para o Judiciário?

Inicialmente, a conciliação foi entendia como uma forma alternativa de solução de conflitos. No entanto, dada a evolução cultural e legislativa, ela hoje é reconhecida, ao lado da mediação, como um instrumento eficaz e adequado dessa solução, dependendo do caso concreto.

Como tem sido a receptividade da conciliação no Estado de Goiás?

Tradicionalmente, os operadores do direito foram lapidados na academia para o litígio e não necessariamente para o diálogo. O reconhecimento da efetividade dos outros instrumentos de solução, como a conciliação e a mediação, é relativamente recente e importa numa mudança cultural. Desta forma, a resistência é natural, mas no Estado de Goiás essa nova forma de pensar se consolida a passos largos e, em boa medida, graças aos bons resultados da SNC e de outros trabalhos desenvolvidos pelo Tribunal, via NUPEMEC.

O TJGO recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Selo Ouro no Justiça em Números. Como o senhor vê esse sucesso? Por que o Estado sempre se destaca nacionalmente?

O bom desempenho e, consequentemente, o sucesso decorre do trabalho e do esforço das pessoas envolvidas. No caso do Tribunal de Justiça de Goiás, há uma convergência de esforços da administração, magistrados, servidores e colaboradores. No que diz respeito à SNC, é importante destacar que a equipe do NUPEMEC exerce um trabalho contínuo, pois, tão logo encerrada uma edição, tem-se o início do planejamento e da organização do evento seguinte, em paralelo, no que se refere ao movimento da conciliação, tem-se a instalação de novos Cejuscs, treinamentos e outras atividades que o fortalecem e profissionalizam. (Texto e entrevista: Jhiwslayne Vieira - Estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

Confira os endereços dos locais onde serão realizadas as audiências em Goiânia:  

1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de 1º e 2º Grau da Comarca de Goiânia 

CÍVEL: Localização: Novo Fórum Cível, 10º andar. Avenida Olinda, Qd G. Lote 04 - Park Lozandes. Contato: (62) 3018-6000

DPVAT: Localização: Fórum Des. Fenelon Teodoro Reis, Rua 72, Quadra C-15/19, Sala t-02 térreo, Jardim Goiás. Contato: (62) 3018-8084.

2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

. Família: Localização: Novo Fórum Cível, Avenida Olinda, quadra G, lote 4, Parque Lozandes - anexo do fórum. 

Contato: (62) 3018-6106

3º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da PUC-GO 

Localização: PUC-GO, Avenida Fued José Sebba, nº 1184, Térreo do bloco A, Campus V, Jardim Goiás. 

Contato: (62) 3946-3078.

4º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da FacLions 

Localização: Avenida Armogaste José da Silveira, nº 350, Setor Fama.

Contato: 3211-1151

5º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da FASAM 

Localização: BR-153, KM 502, Jardim da Luz, Faculdade Sul-Americana de Goiânia, FASAM.

Contato: (62) 3219-4013 / 3219-4014.

6º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Uni Anhanguera 

Localização: Rua Lázaro Costa, nº 456, Cidade Jardim, Faculdade Uni Anhanguera. 

Contato: (62) 3287-2288

7º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

Localização: Fórum Dr. Heitor Moraes Fleury, Térreo, Sala 190.

Contato: 062- 3216-2726 / 062-35242990

8º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do PROCON 

Localização: Edifício Torres – Rua 8, nº242, Lt. 36, Setor Central.

Contato: (62) 3201-710

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de 2º Grau
Localização: Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Avenida Assis Chateaubriand, n 150, térreo, sala 161 , Setor Oeste. Contato 3216-2680

Confira os endereços dos locais onde serão realizadas as audiências em comarcas do interior:

Águas Lindas 

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Aguas Lindas –Goiás

Endereço: Quadra 25 Lt. 01 Jardim Queirense, CEP:72910-729

Telefone: 061-3618-3170

Anápolis

1° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca de Anápolis-Goiás( PROCON-ANÁPOLIS) 

Endereço: Av. Getulino, nº 520, Centro Anápolis – Goiás CEP: 75.025-070

Telefone: 62-3902-1365

2° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca de Anápolis-Goiás( Faculdade Anhanguera de Anápolis) 

Endereço: Av. Universitário, n° 683, Centro, CEP:75060-080

Telefone: 062/4015-9426

3° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Anápolis– Goiás

Endereço: Avenida Universitária, KM 3,5, Bairro Cidade Universitária, CEP:75083-515

Telefone: 062-3310-6781

4°Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Cidade de Goiás – Anápolis

Endereço: Av. Sen. José Lourenço Dias, 1311 - St. Central, Anápolis - GO, 75020-010

Telefone: 062-3902-8800

5° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Anápolis – Goiás

Endereço: BR153, KM97 3400, BR-060 - São João, CEP 75133-050

Telefone: 062- 3313-3500

Anicuns 

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Anicuns– Goiás

Endereço: Av. Bandeirantes, 1140 – Setor Leste CEP:76170-000  

Telefone:0 64- 3564-1499

Aparecida de Goiânia

1° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca de Aparecida Goiânia -Goiás (Fórum Central) 

Endereço: Av. Versalhes Quadra 03 Lote 08 à 14 Residencial Maria Luíza, CEP: 74980.970

Telefone: 062-3238-5187

2° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca de Aparecida de Goiânia -Goiás (UNIFAN) 

Endereço: Rua Campo Grande Qd. 26 Lt.26, Jardim das Esmeraldas CEP: 74905-040

Telefone: 062-3545-4895

Aragarças

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Aragarças – Goiás

Endereço: Rua Apolinário Lopes da Silva, nº. 70, Setor Administrativo, CEP: 76240-000

Telefone: 062-3638-1300

Bela Vista

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Bela Vista

Endereço: Rua R Seis, 170-266, CEP: 75240-000

Telefone: (62) 3551-1775

Buriti Alegre

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Buriti Alegre

Endereço: Edicifio Fórum, Rua Mato Grosso, Setor Caladia, CEP: 75660-000

Telefone:(64) 3444-2400

Caldas Novas

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Caldas Novas –Goiás

Endereço: Avenida C, Qd. 01, Itaguaí 03, CEP: 756900000

Telefone: 064-3454-9660

Catalão 

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Catalão –Goiás

Endereço: Avenida Nicolau Abrão nº 80, Centro 2º andar, CEP: 75701-900

Telefone:064- 3411-5057

Ceres

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Ceres – Goiás

Endereço: Rua Orlando J de Souza (R21), 1, Centro, CEP: 76300-000

Telefone: 062-3307-7400

Cidade de Goiás

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Cidade de Goiás – Goiás

Endereço: Rua Travessa Marques Tocantins esquina com a Rua Senador Caiado, nº 01b, Setor Central. 

Telefone: 3371-1340

Cidade Ocidental

1°Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Cidade Ocidental – Goiás

Endereço: Km 16 da Rodovia BR -040, Jd. Flamboyant, CEP: 728000-000 - Centro Universitário.

Telefone: 061-3878-3100

2°Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Cidade Ocidental – Goiás

Endereço: Avenida F 1, Qd. 17, Setor Administrativo, Recanto das Garças, 

CEP: 72880-000

Telefone: 061- 3605-3544  

Corumbaíba

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Corumbaíba – Goiás

Endereço: Esquina com Rua B, Setor Boa Vista, CEP: 75.680-000 

Telefone: 064- 3447-1086

Cristalina

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Cristalina – Goiás

Endereço: Rua Turquesa, Qd. 49 Bairro Oeste, CEP: 73.850-000 

Telefone: 061- 3612-8800

Formosa 

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Formosa - Goiás (faculdade IESGO)

Endereço: Avenida Brasília, nº 2.001, Bairro Formosinha, CEP: 73.813-010

Telefone: 061-3642-1900

Goiatuba

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Goiatuba – Goiás

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, nº 65, Setor Bela Vista, CEP: 75.600-000

Telefone: 062- 3389-7364

Guapó 

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Cidade de Goiás – Guapó

Endereço: Av. Jacós Rassi, 87 - Cidade Nova de Guapo, CEP: 75350-000

Telefone: 062- 3552-2377

Inhumas 

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Inhumas– Goiás

Endereço: Avenida Monte Alegre, nº100,  Residencial Monte Alegre, CEP: 75400-000

Telefone: 062-3514-5050

Iporá

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Iporá

Endereço: R. São José, Setor Central, CEP: 76200-000

Telefone: (64) 3603-2080

Itaberaí 

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Goiânia- Goiás

Endereço: Praça Sinhô Fonseca, Centro, CEP: 76.630-000  

Telefone: 062-3375-4425

Itumbiara

1°Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Itumbiara– Goiás

Endereço: Av. Beira Rio,  nº1001, Nova Aurora, CEP: 75523-200

Telefone: 064- 3433-6576

2° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Itumbiara – Goiás

Endereço: Avenida  João Paulo II, nº 185, Setor Dom Bosco, CEP: 75.503-970

Telefone: 064- 2103-4300   

Jandaia

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Jandaia

Endereço: Rua JK de Oliveira, n°64, Centro

Telefone: 64- 3563-2006

Jataí 

1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca de Jataí-Goiás.

Endereço: Rua Dona Esmeralda Qd.45 (antigo fórum), Vila Fátima, CEP:75.803-095

Telefone: 064- 3636-1034

2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca de Jataí-Goiás.

Endereço: Rua Itarumã, nº 355, Setor Santa Maria CEP: 75.803-095

Telefone: (64) 3632-8800 ou 64-3632-4035

Luziânia 

1°Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca de Luziânia -Goiás( FORUM)

Endereço: Rua Benjamim Roriz, Qd. 83, Lt. 1B, Setor Viegas, CEP: 72800-000

Telefone: 61- 3906-3265

2°Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca de Luziânia – Goiás

Endereço: Avenida Dr. Danton Jobim, Qd. 37, Lt. 52, Sala 1 a 3, Jardim do Ingá, CEP: 72.850-200.

Telefone: 061 -84203198

Mineiros 

1°Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca de Mineiros Goiás (Faculdade FAMA)

Endereço: Praça Deputado José Alves de Assis n°58, Centro, CEP:75830-000

Telefone: 064-3661-1219

2°Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Cidade de Goiás – Mineiros

Endereço: Rua oitava avenida, Qd. 19,  Lt.1 a 16, Sala 03, Setor Vilena

Telefone: 064-3661-5742

Morrinhos

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca Morrinhos

Endereço: 1242, Av. Cento e Três, 620, Morrinhos - GO, 75650-000

Telefone:64-3417-2127

Novo Gama

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Novo Gama – Goiás

Endereço: Área Especial, nº 1000, Centro, CEP: 72860-000

Telefone: 061- 3110-2200

Planaltina de Goiás

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Cidade de Goiás – Goiás

Endereço: Praça Cívica, Setor Central.

Telefone: 061-3637-2795

Porangatu

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Porangatu – Goiás

Endereço: Rua 7, Bosque da Lagoa Centro, CEP: 76550.000

Telefone: 062-3363-9331 ou 62-3362-5400

Quirinópolis 

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Goiânia- Goiás

Endereço: Av. José Vicente de Paula, nº208 –S, Setor Central, CEP: 75860-000

Telefone: 064- 3651-2287

Rio Verde 

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Rio Verde-Goiás

Endereço: Av. Universitária, Qd.07, Lt.12, Residencial Tocantins, CEP: 75909-468

Telefone: 064-3611-8722 / Ramal: 8722

Santo Antônio do Descoberto 

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Santo Antônio do Descoberto-Goiás

Endereço: Avenida Goiás, Qd.81 A, Lt.1, Centro, CEP:72900-000

Telefone: 061- 3626-5938 ou 3626-3687

São Luís de Montes Belos

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da São Luís dos Montes Belos – Goiás

Endereço: Rua Rio Vermelho, nº350 - S Central, CEP: 76100-000

Telefone: 064- 3671-3010

Silvânia 

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Silvânia

Av. Dom Bôsco, Qd.13, Lt.10, Centro, CEP: 75180-000

Telefone: (62) 3332-1226

Trindade

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Trindade– Goiás

Endereço: Rua E, Bairro Recanto do Lago, Qd.5, Lt.03, CEP: 75.380-000

Telefone: 062-3506-9400

Uruaçu 

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Uruaçu – Goiás

Endereço: Rua Itália, Qd.03, Lt.24 A, Setor Jonas Veiga, CEP: 76400 000

Telefone 062-3357-4845

Valparaíso

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Valparaíso –Goiás

Endereço: Rua Alemanha, Qd.11 A, Lt.01/15, Bairro Esplanda III, CEP: 72876-311

Telefone: 061-3615-9614

Vianópolis 

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca da Vianópolis- Goiás

Endereço: Rua Gonçalves, nº 148, Vila Mutirão, CEP: 75260-000

Telefone: 062-3335-1434 ou 3335-1449

 

Quer saber mais sobre seu processo. Fale comigo!
Atendimento Virtual
Programa de Linguagem Simples do TJGO
Avalie nosso serviço