O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, entregou, nesta sexta-feira (23), aos moradores de Senador Canedo, a obra de reforma e ampliação do fórum do local. O empreendimento levou 600 dias para ficar pronto e custou ao Judiciário goiano mais de R$ 6 milhões. A comarca de Senador Canedo foi criada pela Lei Estadual nº 13.243, de 13 de janeiro de 1998, e instalada em 23 de janeiro de 2001, em sede própria.
Gilberto Marques afirmou que a reforma e a ampliação do fórum eram necessárias, tendo em vista o grande crescimento populacional do município. “A comarca de Senador Canedo tem atualmente duas varas e um juizado. O novo prédio tem capacidade para comportar cinco varas, três a mais do que as que já existentes”, reafirmou o desembargador-presidente. Gilberto Marques falou de sua forte ligação com Senador Canedo, iniciada por seu pai. “O meu pai era muito amigo do pároco da cidade, padre Peclat, e sempre vinhamos aqui para visitá-lo. Daí, começou a minha ligação com a cidade, quando o município era ainda pequeno e que hoje conta com mais de 100 mil habitantes”, lembrou o presidente do TJGO.
Por sua vez, o diretor do Foro da comarca de Senador Canedo, juiz Carlos Eduardo Martins da Cunha, agradeceu o empenho da administração do TJGO em ampliar a atual sede do Judiciário local, “cujo espaço se viu acanhado frente a velocidade do crescimento urbano e, consequentemente, das demandas judiciais, com mais de 20 mil processos em tramitação”. O magistrado ressaltou que, com a reforma e ampliação, todos os espaços da unidade foram transformados em ambientes confortáveis, climatizados, muito bem equipados e que atendem com satisfação estagiários, assessores, juízes e advogados e, principalmente, os jurisdicionados.
O prefeito da cidade, Divino Lemes, também agradeceu à direção do TJGO, "na entrega de tamanho benefício à população do município, para melhor servir seus jurisdicionados”. De igual modo, o presidente da Câmara de Vereadores de Senador Canedo, vereador Rodrigo dos Santos Rosa, afirmou que “a entrega desse novo prédio, moderno e com capacidade de ampliação de varas, significa um grande avanço para o exercício da Justiça”.
Reforma e ampliação
Com o investimento de total de R$ 6.390.405,41, a reforma com ampliação do fórum se Senador Canedo foi feita pela empresa Construmaster-Me. De acordo com a Diretoria de Obras do TJGO, o prédio antigo passou por reforma geral, com substituição de toda cobertura, pintura geral e revisão das instalações elétricas, entre outros itens necessários ao bom funcionamento.
Quanto à obra de ampliação, foi edificado um prédio vertical, com três pavimentos, totalizando 2.271, 21 metros quadrados de área construída. Foram implantados em toda unidade sistemas de segurança digital; grupo motor-gerador, para suprir os prédios de energia elétrica na falta da concessionária ENEL (antiga CELG); e um No-break Central para toda a edificação. Também o sistema de combate a incêndio recebeu atenção especial. Com isso, o fórum de Senador Canedo ganhou área total de 3.740,40 metros quadrados, localizado em área central da cidade.
Homenagem
Na mesma solenidade, o presidente do TJGO (foto à esquerda) foi agraciado com o título de Cidadania Canedense, outorgado pelo Legislativo Municipal, por contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico local. Para o vereador Rodrigo dos Santos Rosa, “a partir de hoje, com muita honra e satisfação o desembargador Gilberto Marques Filho passa a ser um conterrâneo canedense, logo, nosso irão e como tal será lembrado por ter contribuído para com o desenvolvimento da entrega jurisdicional à população, que necessita do Poder Judiciário para resolver seus conflitos e resguardar seus direitos”.
O presidente do TJGO foi recebeu também, dos juízes e servidores de Senador Canedo, uma placa “pelo esforço, empenho à melhoria do serviço prestado pelo Poder Judiciário goiano à população local”.
Solenidade
Participaram do evento, o ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Itamar de Lima; os juízes auxiliares da Presidência Ronnie Paes Sandre e Maria Cristina Costa; diretores do TJGO, Aparecida Auxiliadora Magalhães Santos (Geral), Fernanda Rassi Jungmann Arantes (Recursos Humanos); Luiz Cláudio Dias Ferreira (Obras) e Brun Sávio Lousa Rocha (Comunicação Social), além do assessor Militar, Coronel Wellington Urzêda; juízes da comarca de Senador Canedo Thulio Marco Miranda, Marcelo Marcelo Lopes de Jesus e Camilo Shubert Lima; juízes Gilmar Luiz Coelho (Goiânia) e Juliana Barreto Martins da Cunha (Cromínia); promotores de Justiça de Senador Canedo Glauber Rocha Soares, Tamara Cybelle Marques Oliveira do Amaral e Karina Gomes e Silva; além do presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil local, João Coelho de Sousa Júnior.
Também marcaram presença o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), prefeito de Hidrolândia Paulo Sérgio de Rezende e sua esposa Juliana de Rezende. De Senador Canedo estiveram presentes, ainda, a primeira dama Laudeni Lemes, o delegado de Polícia Civil Matheus Gomes Noleto e o comandante da Polícia Militar, Major Vanderlan Nazareth Rodrigues, entre outras autoridades, como o pastor Dilson Soares e o padre Maximiliano Gonçalves Costa.
Histórico do município
Senador Canedo, que leva o nome do político goiano que lutou pelo seu crescimento e transformou-se em uma bandeira pelas conquistas que hoje dão impulso ao seu desenvolvimento, firma-se como um próspero município industrial do Estado.
Sede de grandes empresas e várias distribuidoras de gás liquefeito de petróleo, o município confirma o acerto da decisão tomada em 28 de janeiro de 1989, que lhe deu independência. Até então, apesar de populoso e rico, era o mais importante distrito de Goiânia. Hoje, com uma população estimada em 105.459 habitantes, Senador Canedo é considerado um dos municípios que mais crescem em todo o Estado.
Sua distância mínima da capital é de apenas 18 quilômetros. Pelo município passam as rovodias GOs 020 e 010, ambas importantes vias de ligação do interior com Goiânia. (Texto: Lilian de França/Fotos:Aline Caetano- Centro de Comunicação Social do TJGO)