O governador de Goiás, José Eliton, visitou nesta segunda-feira (9) o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Ele foi recebido pelo presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, e por desembargadores do tribunal goiano. Essa foi a primeira visita institucional de José Eliton após ter sido empossado como novo governador, no último sábado (7).
Segundo o governador, a visita tem o carácter de respeito ao Poder Judiciário, buscando sempre manter o reconhecimento e a importância desse Poder para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. “Por isso, fiz questão de que no meu primeiro dia de trabalho como governador do Estado viesse aqui render minhas homenagens ao Poder Judiciário para reconhecer a importância do respeito, da autonomia e independência dos Poderes, além da importância de zelar pela harmonia na relação institucional dos Poderes”, frisou José Eliton.
Os desembargadores e o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), presidente Wilton Muller Salomão, também presentes na visita, reforçaram ao governador o pedido para aumentar o número de vagas de desembargadores no tribunal goiano. “Nós vamos estudar isso e assim que tivermos a condição adequada e a autorização fazendária orçamentária, nós possamos dar mais esse salto qualitativo no Poder Judiciário em Goiás”, afirmou.
O desembargador-presidente ressaltou o perfil de José Eliton enquanto vice-governador e agradeceu em nome de todo o Poder Judiciário e de todos os servidores, o empenho na aprovação do Plano de Cargos e Salários dos servidores. Com relação ao número do aumento de vagas de desembargadores, Gilberto Marques Filho ressaltou que é essencial ela ser atendida. “A nossa Corte hoje não está dando conta da demanda e mesmo antes do José Eliton, venho solicitando a possibilidade dessa ampliação de vagas. Tanto é que, na reforma do prédio, já iniciada, planejamos novos gabinetes e aumentamos o plenário exatamente para isso”, enfatizou.
Segundo o presidente do TJGO, a visita foi positiva e o governador acenou pela aprovação do pleito solicitado. “Naturalmente condicionado à saúde orçamentaria do Estado e é o que o Poder Judiciário tem o dever de respeitar a aguardar. Tendo essa possibilidade financeira, não tenho dúvida que o governador, que é dessa família do sistema de Justiça, chegará ao Poder Judiciário para anunciar esse sonho que é de todos nós, inclusive dos usuários da Justiça”, pontuou. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)