O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, participou, na noite de terça-feira (24), da transferência da capital para a cidade de Goiás. Em comemoração ao aniversário de 291 anos da cidade, na região central do estado, as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram simbolicamente transferidas para o município.
A cerimônia de instalação dos três Poderes ocorreu na Praça do Chafariz, e contou também com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado José Vitti, e do governador do Estado, José Eliton, que assinaram o documento de transferência. A cerimônia teve início com o governador do Estado revistanda a tropa da Guarda de Honra, formada por integrantes da Polícia Militar do Estado de Goiás e do Corpo de Bombeiros Militar. Em seguida, os membros das corporações, e viaturas oficiais, desfilaram pela praça. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela banda de música dos Bombeiros, deu-se a assinatura do documento que oficialmente transferiu a capital do Estado à Vila Boa.
A prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, foi a primeira a falar e destacou o legado da antiga capital goiana, que por mais de dois séculos foi responsável pela tomada das decisões políticas e administrativas, no histórico Palácio Conde dos Arcos. “A cada ano, os três Poderes de Goiás se reúnem em Vila Boa e aqui restabelecem um vínculo, em reconhecimento ao seu passado glorioso”, declarou a governante.
Representando o Poder Judiciário, Gilberto Marques Filho lembrou que é Cidadão Vilaboense. Ele aproveitou o momento e anunciou que pela manhã foi inaugurado o novo Fórum na cidade. O antigo, locado em prédio histórico, será restaurado e transformado em um Centro de Mémoria.
Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado José Vitti disse que o Poder Legislativo se sente honrado em, mais uma vez, fazer parte dessa cerimônia. “Cidade construída aos pés da nossa querida Serra Dourada”, continuou o parlamentar, ao destacar a beleza da antiga capital e a hospitalidade dos vilaboenses.
Por fim o governador, José Eliton, falou sobre o romantismo da antiga capital, rememorando serestas ao luar, que no passado embalaram amantes, boêmios, poetas e intelectuais goianos. Também em vista do futuro, o chefe do Executivo falou de um Estado cosmopolita e não mais interiorano. “Sinto-me honrado e emocionado de, como governador do Estado, participar dessa celebração histórica, na capital eterna”, finalizou.
Homenagens
Após a instalação da capital o governador homenageou vários membros do Judiciário: o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO), desembargador Carlos Escher; o ouvidor do Poder Judiciário goiano, desembargador Itamar de Lima; o desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto; os juízes auxiliares da Presidência do TJGO e da CGCGO, Clauber Costa Abreu e Cláudio Henrique Araújo de Castro; os juízes Jerônymo Pedro Villas Boas e Altair Guerra da Costa. O diretor de Cerimonial e Relações Públicas do TJGO, Roberto Nascimento também foi homenageado. Eles receberam a comenda da Ordem do Mérito Anhanguera por se destacarem, terem contribuído e prestado serviços relevantes ao Estado.
Transferência da sede do MP
Na quarta-feira (25/07), o presidente do TJGO participou da cerimônia de transferência da sede do Ministério Público de Goiás para a antiga capital, Goiás. A cerimônia ocorreu na sede das Promotorias da cidade e contou com a presença de diversas autoridades. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)
Veja a galeria de fotos