O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, apresentará o Plano Estratégico 2013/2015, na próxima segunda-feira (27). O lançamento será realizado no Plenário do TJGO, às 13 horas.
As 27 metas estabelecidas para este biênio foram construídas a partir da análise de reivindicações e sugestões feitas por servidores, magistrados e público externo, para cumprir com o propósito do Judiciário goiano, que busca "realizar justiça, assegurando à sociedade um serviço acessível, ágil, eficaz e efetivo, que resguarde a todos o direito à dignidade e à cidadania".
O Plano Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) foi instituído em 2009 para seguir o alinhamento proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com abrangência de cinco anos. No entanto, o artigo 2º da Resolução 11 da Corte Especial autorizou a revisão das metas para alcançar os objetivos previstos.
No início deste ano foram realizadas duas reuniões com diretores de áreas. A primeira foi destinada à entrega de formulários a serem preenchidos para detectar problemas e coletar sugestões. A segunda contou com a presença do presidente do TJGO e, nela, foi apresentado esboço do plano, com 25 metas. Após o levantamento, a Diretoria Geral, a Secretaria de Gestão Estratégica e a Diretoria Financeira do Tribunal realizaram ciclo de reuniões, durante os meses de março e abril, para tratar da definição das metas e dos projetos para alcançá-las, além do orçamento para a realização.
Após esses encontros, foram definidas mais duas metas, totalizandos as 27 que serão apresentadas hoje. Além dos formulários preenchidos nas áreas, diversas comarcas do Estado apresentaram reivindicações, em reuniões no Salão Nobre da Presidência. O presidente do TJGO também visitou os juizados para conhecer as necessidades existentes, o que auxiliou na criação da meta 23, que institui o plano de obras, que contará com seis novos fóruns, reformas e ampliações de fóruns e demais unidades judiciárias.
Se comunicar melhor internamente e também com o público externo faz parte da meta 8, que tem por objetivo criar um plano de comunicação estratégica. Outra meta de grande impacto é a de número 12, que visa aumentar a segurança nos prédios da Justiça Estadual. A medida pretende tornar seguros no mínimo 80% dos imóveis em todo o Estado. (Texto: Lorraine Vilela - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)