“A vida de vocês é marcada com experiências boas e ruins, mas isso não significa que estão sozinhas”. Foi com essa frase que a coordenadora da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), juíza Célia Regina Lara, abriu, na quarta-feira (24), o encontro com adolescentes kalungas que participaram do projeto “De Menina a Carolina”, realizado na cidade de Goiás em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). O encontro, com a participação de cinco meninas, foi realizado no pátio do prédio do Conselho Tutelar de Cavalcante, e faz parte da quarta semana do “Mês da Presidência” em Cavalcante, dentro do projeto “Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania”, idealizado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França.

Célia Regina Lara falou sobre a importância do projeto e a oportunidade de ressignificação de vidas das participantes a partir da experiência que contou com uma imersão cultural nas obras das poetisas Cora Coralina e Leodegária de Jesus. No pátio do Conselho Tutelar local, a equipe da CIJ também realizou um círculo de Construção de Paz, metodologia utilizada na Justiça Restaurativa para objetivar o diálogo com o tema respeito.


A juíza também agradeceu a presença das adolescentes e a confiança delas no Poder Judiciário de Goiás, informando que o TJGO está com a atenção voltada para a comunidade de Cavalcante e região. Em seguida, foi exibido um vídeo educativo, seguido de uma dinâmica em que adolescentes escreviam frases que simbolizam o respeito.

O encerramento do encontro contou com a leitura, por uma das participantes, de um poema de Cora Coralina. Célia Lara avaliou como positivo o encontro com as adolescentes. “Vocês me enchem de esperança de um mundo melhor e de proteção integral para as nossas crianças e adolescentes no Estado de Goiás”, afirmou a magistrada.



Projeto

Uma das adolescentes participantes comentou sobre a dinâmica realizada no círculo de Construção de Paz, quando falou que serviu como uma terapia participar da ação. Na ocasião, ela ainda destacou sobre a oportunidade de ter ido à cidade de Goiás. “Participar do projeto De Menina a Carolina na cidade de Goiás significou muito para mim, já que me senti livre e leve. O que eu mais gostei foi conhecer a casa de Cora Coralina e o Museu do Judiciário, além de participar de cursos como bordado”, enfatizou.

Além dela, outra adolescente também narrou a experiência de conhecer a antiga capital de Goiás. “Eu gostei da história de vida da poetisa Cora Coralina, assim como tive experiências incríveis”, contou.



Roda de conversa

Ainda como parte da programação do “Mês da Presidência” em Cavalcante, a Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJGO promoveu, nesta quarta-feira (24), uma roda de conversa com os conselheiros tutelares de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás. Na oportunidade, a juíza Célia Lara e as integrantes da equipe da CIJ ouviram as principais necessidades dos conselheiros da região.

Célia Lara destacou a importância em abordar assuntos que têm como objetivo melhorar as condições de trabalho e de atendimento ao público infantojuvenil na região e informou que as sugestões ali colhidas serão avaliadas e levadas ao conhecimento do presidente do TJGO, desembargador Carlos França. (Texto: Acaray Martins/ Fotos: Wendel Reis- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO