O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e a Defensoria Pública do Estado de Goiás assinaram, na manhã de terça-feira (23), protocolo de intenções que visa facilitar o acesso à justiça por meio da disponibilização de Pontos de Inclusão Digital (PIDs), instalados pelo Poder Judiciário. A assinatura ocorreu na sede do Cartório Eleitoral Desembargador Jairo Domingos Ramos Jubé, dentro da programação da transferência simbólica da capital para a cidade de Goiás.

Neste ano, em razão de reformas que estão acontecendo no  Museu do Poder Judiciário e no Fórum da comarca, zelando pela segurança de todos, não foi possível realizar atos naqueles prédios durante as solenidades de transferência da capital para a cidade de Goiás.

Participaram da assinatura, o presidente do TJGO, desembargador Carlos França e a desembargadora Ana Cristina Peternella França; o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado; o vice-governador Daniel Vilela; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Leandro Crispim; o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório;  o procurador geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra;  o presidente do Tribunal Regional do Trabalho – TRT 18, desembargador Geraldo Rodrigues; o procurador-geral do Estado de Goiás, Rafael Arruda, e o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO), Thales Jaime.



Atendimento à população

"Por meio dessa parceria institucional, o Poder Judiciário estadual vai ceder todas as instalações dos Pontos de Inclusão Digital, em diversas comunidades espalhadas pelo Estado, para que a Defensoria Pública possa utilizar os nossos espaços e fazer o atendimento à população ", explicou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França.

"Para a Defensoria Pública trata-se de uma importante parceria, pois os Pontos de Inclusão Digital podem se tornar uma ferramenta essencial para o acesso integral e gratuito à justiça e à própria cidadania, na medida em que, por esse canal, as pessoas terão informações sobre os serviços da Defensoria e sobre como buscar atendimento", afirmou o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório.


Participação do TRE após 87 anos

Durante a visita das autoridades ao cartório eleitoral, o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, destacou que é significativa a participação da Justiça Eleitoral na programação da transferência simbólica da capital para a cidade de Goiás. "Após 87 anos, o TRE-GO volta a participar da transferência simbólica. E o mais importante é que o TRE estará presente com seus projetos, programas e atividades", destacou o desembargador.


Presenças

Também estiveram presentes no cartório eleitoral, os desembargadores Breno Caiado e Alexandre Kafuri; os  juízes membros do TRE-GO, (desembargadores eleitorais) Alessandra Gontijo, Roberto Neiva, Ana Cláudia Veloso, Adenir Teixeira, José Mendonça; a juíza Érika Barbosa, diretora do Foro da comarca de Goiás;  o assessor jurídico da Prefeitura de Goiás, José do Carmo, representando o prefeito de Goiás, Aderson Gouveia; e a prefeita de Matrinchã, Ivânia Alves. (Texto: Karinthia Wanderley/ Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO