O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) , desembargador Carlos França, conduziu, na tarde desta sexta-feira (12), no auditório da Escola Judicial (Ejug), solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica entre os laboratórios de inovação de instituições e órgãos públicos de Goiás para criação de uma rede de intercâmbio de experiências, boas práticas, informações e implementação de programas e ações conjuntas, interinstitucionais, de inovação, pesquisa científica e tecnologia.

 

Além de Carlos França (foto acima), assinaram o termo de cooperação o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Neto; o secretário de Estado da Economia de Goiás, Francisco Sérvulo Freire Nogueira; o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra; o juiz laboratorista do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), César Silveira; o secretário de Estado da Administração, Alan Farias Tavares; o secretário de Inovação da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Leonardo Rassi; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), conselheiro Saulo Mesquita; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, e o diretor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Eliomar Araújo de Lima, no ato representando a reitora, Angelita Pereira de Lima.

Ao abrir a cerimônia, Carlos França (foto abaixo) celebrou o momento, definindo-o como “histórico” e importante passo em direção a uma prestação de serviços públicos cada vez mais moderna e eficiente. “Hoje, os Poderes e várias instituições e órgãos púbicos do Estado se unem em prol de ofertar melhores serviços à sociedade. Essa união é fundamental porque cada laboratório de inovação fazendo seus progressos é bom, mas todos atuando juntos, em rede, com certeza viabilizarão resultados melhores e mais céleres”, destacou.

Por sua vez, a juíza auxiliar da Presidência, Jussara Cristina Oliveira Louza, que desempenhou importante papel nas tratativas interinstitucionais para celebração do termo de cooperação, agradeceu aos demais signatários da parceria e pediu licença para destacar alguns projetos que demonstram as inovações e transformações que vêm sendo realizadas no TJGO.

Iniciativas


Jussara Cristina (foto acima) citou a “Berna”, inteligência artificial desenvolvida pela Diretoria de Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Estatísticas para auxiliar na gestão de processos, identificação de similaridade de fatos e teses jurídicas, configuração de pré-análises, entre outras habilidades. Lembrou também a “Ana”, ferramenta de inteligência artificial criada em parceria com a UFG para tornar as decisões judiciais mais compreensíveis para a sociedade; destacou a recente conclusão da digitalização de todos os processos judiciais e também o projeto Raízes Kalunga – Justiça e Cidadania, de autoria do presidente Carlos França.

“Comemoramos esse ano os 150 anos do Poder Judiciário goiano e o slogan dessa importante data traduz o que a inovação proporciona: ‘uma constante evolução’”, pontuou Jussara.

Maior rede do País
José Frederico Lyra também comemorou o momento e, em nome do governador Ronaldo Caiado, agradeceu o empenho do TJGO para a criação da rede de laboratórios de inovação. “Acredito que se o TJGO não tivesse feito a ‘liga’ entre todas as instituições envolvidas nessa cooperação, talvez não teríamos conseguido finalmente criá-la ou, pelo menos, não tão rapidamente”, acentuou. Ele afirmou que o termo de cooperação sela a criação, em Goiás, da maior rede de laboratórios de inovação do setor público de todo o País.

Sem retrabalho
Cyro Terra salientou que o intercâmbio de informações, a elaboração conjunta de projetos e a troca de experiências promovida pela cooperação certamente contribuirá para acelerar o encontro de melhores soluções inovadoras no serviço público goiano e evitará o retrabalho. “Os laboratórios de inovação jamais fariam tão bem quanto farão juntos. É nisso que acreditamos”.

Presenças


Também prestigiaram a cerimônia, pelo TJGO, o juiz auxiliar da Presidência Reinaldo de Oliveira Dutra; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO) Gustavo Assis Garcia; a juíza substituta em 2º grau Liliana Bittencourt; a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins Lima Alves; o diretor de Planejamento e Inovação, Diego César Santos; a diretora da Central de Processamento Eletrônico, Cássia Aparecida de Castro Alves; o diretor do Centro de Comunicação Social, Luciano Augusto Souza Andrade; a coordenadora de Inovação e Inteligência da Diretoria de Planejamento e Inovação, Jaquelline Martins e Silva, e a chefe do Núcleo de Inteligência, delegada Sabrina Leles.

Estavam presentes, ainda, o procurador da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-Go), Tomaz Aquino; o subsecretário de Formação de Talento e Transformação Digital da Secti-Go, Robert Bonifácio da Silva; o chefe de gabinete da Secti-Go, Thiago Pereira; o subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Cézar Pereira, no ato representando o secretário-geral de Governo do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima; o superintendente de Identificação Humana, delegado Webert Leonardo Lopes dos Santos, no ato representando o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Renato Brum dos Santos; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Goiás, André Ganga, e Horácio de Moura, do TCM.

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO