O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Amaral Wilson de Oliveira, participou, na manhã desta terça-feira (2), da solenidade de abertura do projeto Justiça Itinerante, que, nesta edição, integra o Goiás Social, programa do Governo do Estado de Goiás, em Jaraguá, a 120 quilômetros da capital goiana. O desembargador estava acompanhado do diretor do Foro da comarca de Jaraguá, juiz Eduardo Peruffo e Silva, e dos juízes Denis Lima Bonfim, e Zulailde Viana Oliveira, que também atuam na comarca. As ações sociais estão sendo oferecidas até amanhã (3), destinadas à população em vulnerabilidade social no município.

O desembargador Amaral Wilson de Oliveira cumprimentou os representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e destacou que a ação social disponibilizada para comunidade local é fruto da harmonia entre os Poderes constituídos, tendo por objetivo prestar serviços essenciais e relevantes à população da cidade. “O destinatário deste benefício é o povo que está aqui em busca de melhorias. Essa harmonia é um exemplo a ser seguido, já que visa a melhor prestação jurisdicional e relevantes serviços à população de Jaraguá”, afirmou.

Ressaltou ainda que, ao receber o convite para que o Poder Judiciário pudesse participar da ação social, o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, prontamente se dispôs a contribuir, já que a iniciativa visa oferecer serviços à população, entre eles maior acesso ao Judiciário. “Vamos oferecer aos cidadãos carentes diversos serviços jurídicos tanto no estande montado no local do evento, como também no Fórum da Cidade, onde cinco bancas contam com defensor publico e advogado para a resolução de questões de família e direitos da criança e do adolescente”, explicou.

O assessor da Governadoria, Wilson Rocha Júnior, representando o governador Ronaldo Caiado, disse que a população de Jaraguá terá acesso a todos os serviços do Governo do Estado com atendimentos voltados às pessoas carentes da cidade. A subsecretaria de Execução de Política Social, Carol Araújo, no ato em nome da primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, também agradeceu a parceria com as instituições. O prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor, ressaltou a estrutura do governo do Estado, que segundo ele vai facilitar a vida da comunidade. “Aqui temos mais de 300 pessoas trabalhando para que essa estrutura pudesse atuar em benefício das pessoas”, pontuou. 

Serviços

Na estrutura montada na avenida JK, em Jaraguá, a população teve acesso a programas como Mães de Goiás, Dignidade, Aprendiz do Futuro, Carteira do Autista, Passe Livre, entrega de cadeira de rodas, fraldas geriátricas e infantis, confecção de CPF, segunda via do CNH, entre outros. Também estão disponíveis acordos para regularizar a guarda de filhos, reconhecimento de união estável, com pedido e conversão em casamento, paternidade, entre outros. A Coordenadoria da Mulher também está presente no evento.

Mais Justiça

Após a solenidade, o presidente em exercício, desembargador Amaral Wilson, o prefeito Paulo Vitor, o assessor da Governadoria, Wilson Rocha Júnior, e as demais autoridades visitaram os estandes, incluindo o do Mais Justiça.  De acordo com os servidores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), que coordena o Mais Justiça, mais de 250 pessoas devem ser atendidas nos dias de evento do projeto Justiça Itinerante do Judiciário.

Processos
O diretor do Foro de Jaraguá, juiz Eduardo Peruffo e Silva disse que a parceria entre o Poder Judiciário e o Estado é importante porque visa levar acesso aos serviços das duas instituições para a população carente da cidade. Ressaltou que a partir de amanhã o Poder Judiciário vai dar andamento a mais de 150 processos, cuja iniciativa visa dar celeridade e permitir que “a população tenha a justiça funcionando a serviço dela”, destacou.

Presenças

Participaram também da solenidade de abertura, a presidente da Câmara Municipal, Divina Avelar; o deputado estadual Lineu Olímpio; o diretor financeiro da AGEHAB, Vinícius Ferreira; o defensor Público Bruno Malta; a presidente da OAB Subseção Jaraguá, Edilma Gontijo; o procurador-geral do município, Fabrício Belo; entre outros. Confira galeria (Texto: Acaray Martins/fotos: Edmundo Marques Neto – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO