O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos França, participou, nesta quarta-feira (12), da posse solene do presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, realizada no Auditório Juscelino Kubitschek, da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

Além do presidente do TJGO, a mesa de honra foi composta pelo procurador-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Paulo Gonet; pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso; pelo vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin; pelo presidente eleito do Superior Tribunal de Justiça, Hermam Benjamin; pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema; pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite; pelo membro honorário e vitalício da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Distrito Federal, Marcos Vinícius Furtado Coelho, e o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Tarcísio José de Souza Bonfim.

O presidente do Consepre destacou a importância do CNPG para sociedade. “O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União desempenha um papel crucial na defesa da justiça e dos direitos fundamentais em nosso País. A posse do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, como presidente do CNPG, representa um fortalecimento dessa missão. Tenho plena confiança de que, sob sua liderança, continuaremos a avançar na promoção de uma justiça mais efetiva e acessível a todos os cidadãos brasileiros”, frisou Carlos França.

Em seu discurso de posse, Jarbas Soares Júnior definiu o CNPG como "o colegiado mais representativo da política institucional do Ministério Público brasileiro". "Seus integrantes são líderes dos MPs dos Estados e da União, forjados nas lides internas, eleitos pela classe e referendados pelos sistemas definidos pela Constituição da República", afirmou.

Estiveram presentes também o procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo André de Azevedo; o coordenador do Escritório de Representação do MPGO em Brasília, Aylton Flávio Vechi; o procurador de Justiça Benedito Torres, presidente da Associação Goiana do MP; a procuradora de Justiça Ivana Farina Navarrete Pena; o promotor de Justiça Carlos Vinícius Ribeiro Alves, secretário-geral do Conselho Nacional do MP, e a promotora de Justiça Tarsila Santos Britto Gomes, com atuação em auxílio no CNMP. (Texto: Centro de Comunicação Social do TJGO - Fotos: Pedro Palazzo)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO