O projeto “Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania”, de autoria do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, que visa o resgate da justiça e da cidadania para a comunidade Kalunga, com efeito de reparação histórica para os povos quilombolas, avança na promoção de ações e políticas públicas após tratativas entre o Poder Judiciário estadual e a Secretaria Estadual de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO).

A mais recente conquista obtida pelo TJGO para o desenvolvimento do projeto foi a disponibilização, pela Secretaria de Segurança Pública, de três viaturas policiais para atuarem na região das comunidades quilombolas, sendo que uma delas ficará exclusivamente à disposição do Batalhão Rural, a fim de intensificar o patrulhamento e deslocamento de forma mais ágil.

A doação foi concretizada após reunião entre o chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, e o secretário de Estado da Segurança Pública de Goiás, coronel Renato Brum, na última terça-feira (4), ocasião em que oficializaram o Protocolo de Intenções nº 01/2024/SSP/TJGO. O documento consiste na realização de esforços mútuos para promoção de ações e políticas públicas de cidadania, justiça e segurança pública às comunidades quilombolas sediadas em Cavalcante, região do nordeste goiano.

Entusiasmo pelo projeto

“É com entusiasmo que rapidamente já estamos concretizando uma ação importante desse projeto, que busca levar mais segurança para população do território Kalunga”, destacou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França. Ele agradeceu a parceria e o apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, na pessoa do Secretário Coronel Renato Brum, e dos demais órgãos da administração pública estadual que aceitaram cooperar com a iniciativa, inclusive contando com o apoio e entusiasmo da primeira dama Gracinha Caiado. “A ação partiu de uma idealização pessoal e agora ganha forma com a assistência e o respaldo de Órgãos vinculados ao Poder Executivo estadual e de instituições parceiras”, celebrou Carlos França.

Relevância histórica

Para o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo Dutra, que integra o grupo de trabalho para a implementação do projeto, “a cooperação da Secretaria de Segurança Pública reflete a relevância histórica da iniciativa empreendida pelo presidente Carlos França, que ampara o maior território quilombola do Brasil”, frisou o magistrado.

Segurança e patrulhamento

Conforme o secretário de Estado da Segurança Pública de Goiás, coronel Renato Brum, “é uma satisfação poder colaborar com a ação iniciada pelo desembargador Carlos França e que já conta com a adesão da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado”. O secretário também informou que as viaturas disponibilizadas são todas novas, “zero-quilômetro”, com tração nas quatro rodas, alugadas especialmente para trafegar no terreno irregular da região. “São veículos utilitários que vão intensificar a segurança e o patrulhamento do território”, completou Renato Brum.

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO