A coordenadora do Comitê Gestor Local da Primeira Infância do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza, e o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Gustavo Assis Garcia, participaram, nesta terça-feira (28), de reunião com integrantes do Comitê Goiano da Primeira Infância, realizada no auditório do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), em Goiânia. No encontro, foram definidos temas como o impulsionamento de serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, projeto Família Acolhedora e ampliação da cobertura vacinal.

Na oportunidade, a juíza Lidia de Assis e Souza apresentou aos integrantes do comitê a produção dos certificados que foram confeccionados pelo Poder Judiciário estadual. Na reunião também foram debatidos assuntos como a cerimônia do "Amigos Pela Primeira Infância", aumento da cobertura vacinal, atualização dos serviços de acolhimento em família acolhedora, atualização das ações desenvolvidas pelos órgãos e instituições integrantes do Comitê, entre outros.

A juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza, considerou a reunião positiva e lembrou que os integrantes debateram sobre assuntos pertinentes ao direito de crianças e adolescentes, como a baixa cobertura vacinal, entre outros. "A reunião abordou ainda sobre o suporte e capacitação de equipes de assistência social durante o acolhimento. Os representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) nos trouxeram diversas perspectivas de novas famílias que possam acolher crianças de primeira infância neste segundo semestre”, informou a magistrada.

Debate

Além de debater sobre a cerimônia de premiação do evento, "Amigos pela Primeira Infância", a magistrada comentou da iniciativa realizada por cada instituição e a necessidade de divulgação das ações feitas pelos integrantes do Comitê Goiano da Primeira Infância. “É importante esclarecer aos pais, qua ainda não levarem seus filhos para vacinarem, sobre a importância da imunização, para alcançarmos o maior número de crianças imunizadas”, frisou.

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Gustavo Assis Garcia, avaliou como avanço dos diversos pontos debatidos na reunião, principalmente quanto à necessidade da cobertura vacinal. “Ficou decidido que as instituições, como o Poder Judiciário e demais outras, deverão disseminar informações e iniciativas como essas aos servidores. Essa participação dos integrantes vai permitir uma atuação mais prática do Comitê Gestor Local da Primeira Infância”, afirmou.  

O coordenador do CAO da Infância e Juventude do MPGO, promotor Pedro de Mello Florentino, disse que o encontro foi muito positivo, “pois o comitê vem promovendo uma cooperação interinstitucional muito produtiva para a articulação e ampliação de políticas públicas importantes para crianças e adolescentes, como é o caso da cobertura vacinal e dos serviços de família acolhedora”, finalizou.

Participaram da reunião, a servidora da Coordenadoria da Infância, Fabiola Aurélio Costa; representantes da SEDHS, Nara Rezende dos Santos e Simone dos Santos; representantes da SES Viva, Alinne Pimentel; da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Rúbia Prado; representante da Defensoria Pública do Estado (DPE), João Pedro Garcia;  representante da OAB, Roberta Muniz;  do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM), Roberto Coutinho e Márcia Cristina de Carvalho; representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jaqueline Nascimento, Antônio de Oliveira e Halim Antônio Girade; representantes do Suvisa/SES, Flávia Amorim e Joice Dorneles; do SEDS, Marcello Rosa;  e a representante do CAO Saúde, Liana Mendonça Camilo. (Texto e fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO