O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, entregou nesta segunda-feira (27), juntamente com a diretora do foro, Patrícia Bretas, os gabinetes e salas de audiências do Tribunal do Júri da comarca de Goiânia. São quatro varas criminais dos crimes dolosos contra a vida e uma UPJ Criminal, que funcionarão no mesmo complexo predial, localizado entre o Fórum Cível e o Centro de Distribuição, no Parque Lozandes, e que também abrigará os novos tribunais do júri da comarca de Goiânia, previstos para serem inaugurados no mês de julho.

Carlos França visitou os novos gabinetes e salas de audiências acompanhado da diretora do Foro de Goiânia, juíza Patrícia Dias Bretas; dos titulares das quatro varas criminais dos crimes dolosos contra a vida e Tribunal do Júri, juiz Eduardo Pio Mascarenhas (1ª Vara), que também é coordenador da UPJ da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos contra a Vida e Tribunal do Júri; do juiz Lourival Machado (2ª Vara); juiz Jesseir Coelho (3ª Vara); e juiz Antônio Fernandes (4ª Vara). Também acompanharam o presidente do TJGO, a diretora do Foro substituta da comarca de Goiânia, juíza Simone Monteiro, e a juíza da 7ª Vara da Família, Débora Letícia Dias Veríssimo.

Espaço adequado

Na oportunidade, Carlos França ressaltou que esse novo e funcional prédio será de fundamental importância para a garantia de uma melhor prestação jurisdicional. “A comarca de Goiânia é a principal do Estado e esta área lida com crimes pesadíssimos, que atentam contra a vida do cidadão. Nada mais justo que ter um tribunal do júri próprio e com espaço adequado. As nossas magistradas e os nossos magistrados, assim como as servidoras e os servidores, terão um espaço adequado, com melhores condições de trabalho para todos os profissionais que atuam na área e, certamente, poderão oferecer um melhor serviço à sociedade”, pontuou Carlos França, ao destacar que o complexo predial, incluindo os novos tribunais do júri, será inaugurado no próximo mês de julho.

A diretora do Foro de Goiânia, juíza Patrícia Dias Bretas, agradeceu ao presidente do TJGO pela nova estrutura física. “Estamos felizes com a entrega dos novos gabinetes do Tribunal do Júri. Os juízes e servidores agora passam a contar com uma estrutura bem melhor e mais adequada para as atividades desenvolvidas no Tribunal do Júri e, certamente, o usuário também será beneficiado”, assegurou a magistrada.

O juiz Eduardo Pio Mascarenhas, titular da 1ª Vara Criminal dos Crimes Dolosos contra a Vida e coordenador da UPJ Criminal, que falou em nome dos titulares das varas criminais, enfatizou a importância da obra. “Agora, teremos um Tribunal do Júri, com espaço próprio e instalações adequadas que proporcionarão melhores condições de trabalho para os magistrados, servidores, jurados e toda a comunidade.”

Estrutura física

O prédio em que funcionarão, a partir de hoje, as quatro varas criminais dos crimes dolosos contra a vida da capital e a UPJ Criminal está localizado num terreno de 40 mil metros quadrados, em área de construção que ultrapassa 11 mil metros quadrados. A edificação, distribuída em dois pavimentos, terá, no térreo, dois tribunais do júri com capacidade para 76 pessoas cada, gabinete, celas, espaço para guardas com acesso exclusivo e estrutura para jurados.

Já o pavimento superior contará com dois tribunais do júri, um com capacidade para 76 pessoas e outro maior, para 208 pessoas, além de quatro salas para testemunhas e estrutura para o funcionamento de quatro varas criminais; cada uma composta por gabinete, sala de audiências, sala de assessores e assistentes, uma Unidade de Processamento Judicial (UPJ), além da sala de recepção.

Acessibilidade

O prédio também inclui estacionamento coberto para 137 veículos e 30 motos, bicicletário, destinados a magistrados, servidores, jurados e representantes dos órgãos do sistema de justiça participantes das sessões dos tribunais do júri. O projeto segue as normas de acessibilidade e uso sustentável.

Presenças

Também participaram da solenidade a diretora de Engenharia e Arquitetura do TJGO, Cybelle Sabino de Freitas; o diretor de Gestão de Pessoas do Fórum Cível, Vinícius Camapum; os coordenadores da Diretoria do Foro de Goiânia, Marina Sales Penteado e Ricardo Lúcio Sardinha de Moraes; o diretor de Serviços Gerais do Fórum Cível, Carlos Henrique; o coordenador judiciário, Thiago Dutra; a diretora administrativa do Tribunal do Júri, Raquel Gonçalves; a diretora de Serviços Gerais da unidade, Odislene Camelo; o proprietário da construtora responsável pela obra, Ademaldo Carlos Cabral; e Ivana Matos, gestora master da UPJ Criminal, além de servidores que atuam nos gabinetes dos magistrados e na UPJ. (Texto: Karinthia Wanderley - fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social) Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO