O juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Reinaldo de Oliveira Dutra se reuniu, nesta quinta-feira (23), com o secretário de Segurança Pública do Estado, Renato Brum, para apresentar as ações do projeto "Raízes Kalungas - Justiça e Cidadania", de autoria do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, e que busca promover o resgate da justiça e da cidadania para a comunidade Kalunga, com efeito de reparação histórica para os povos quilombolas.

O encontro, realizado no gabinete do secretário,  também contou com a presença da chefe do Núcleo de Inteligência Institucional do TJGO, delegada Sabrina Leles, e do chefe do Gabinete Militar do Poder Judiciário, tenente-coronel Rodrigo Barbosa.

Na oportunidade, foram levantadas as ações imediatas, de médio e longo prazos, a serem implantados na região dos Kalungas, como: identificação visual que possibilite a localização da Delegacia de Polícia Militar; viatura diferenciada para o patrulhamento regular que permita o atendimento em locais de difícil acesso; fortalecimento da patrulha rural; implementação de ponto para documentação civil na cidade de Cavalcante; aumento do efetivo local da PM; criação de espaço apropriado para o atendimento inicial de vítimas de violência sexual, doméstico e familiar; e implementação de ações educativas de combate à violência contra mulher nas comunidades, dentre outras ações.

O juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo Dutra, classificou a reunião como positiva, “haja vista que o secretário ter se mostrado disposto a aprimorar a segurança pública na região da comunidade Kalunga”, frisou. Reinaldo Dutra ainda ressaltou que o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, está disposto a oferecer melhores condições de vida às pessoas daquela região, promovendo ações que visem dar mais dignidade àqueles que vivem naquela região. “Essa parceria foi proposta após o desembargador Carlos França assistir a vídeo com depoimentos de pessoas que passam por vulnerabilidade de direito”, informou.

Parcerias

O magistrado reforçou que já fez parceria com as prefeituras locais, secretarias de assistência social e de saúde, com o objetivo de melhorar a vida da comunidade. “Queremos trazer benefícios para aqueles cidadãos. Estamos em busca dessas melhorias, pois eles confiam na instituição e nas forças de segurança pública”, pontuou o juiz auxiliar da Presidência do Poder Judiciário, Reinaldo Dutra.

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, por sua vez, considerou a reunião prática, “ já que foram alinhadas ações conjuntas que devem ser realizadas na região da comunidade Kalunga, tais como o reforço local, patrulha Maria da Penha, o reforço do patrulhamento rural, reforma das instalações das Polícias Civil e Militar”, revelou. Na oportunidade, Renato Brun enfatizou ainda o aumento e remanejamento do efetivo local com o recebimento de novos soldados e em estágio. “Vamos ainda fazer o remanejamento desses militares para aumentar a segurança da região”, frisou.

Participaram também da reunião, o subsecretário da SSP, Gustavo Carlos Ferreira; o gerente de Inteligência da SSP, Luiz Paulo; o superintendente de Ações e Operações Integradas, Evenir da Silva Franco Júnior; a chefe de gabinete da SSP, Patrícia Hatsugai; o superintendente Integrado de Tecnologia em Segurança Pública, Sebastião Nolasco Ribeiro; o ajudante de Ordens da SSP, Luiz André; e a servidora do TJGO, Priscilla Aparecida Ferreira. (Texto e fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)



  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO