O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, recebeu na tarde desta segunda-feira (20), no Salão Nobre da Presidência, a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, secretários de Estado e demais representantes de órgãos e instituições públicas e privadas de Goiás para dar prosseguimento às ações relacionadas à parceria firmada entre os Poderes Judiciário e Executivo, na última sexta-feira (17), a fim de promover mais justiça e cidadania às comunidades quilombolas residentes em Cavalcante e região, no nordeste goiano. O corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, também participou do encontro.

Atenção maior de todos

Autor do projeto "Raízes Kalungas - Justiça e Cidadania" e responsável pela busca de apoio do Poder Executivo goiano para sua execução, Carlos França iniciou a reunião esclarecendo o objetivo principal do projeto. “Trata-se de uma ação social do TJGO para levar serviços públicos e básicos às comunidades Kalungas, notadamente, de nossa parte, aqueles relacionados à Justiça. Mas entendemos que a vulnerabilidade daqueles povos exige uma atenção maior de todos os que atuam nos diversos setores do serviço público, como saúde, educação, segurança, infraestrutura, razão pela qual buscamos o apoio da primeira-dama Gracinha Caiado e do Poder Executivo estadual para nos unirmos, todos, em um esforço concentrado e ágil nessa direção”, destacou.

A primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, por sua vez, reafirmou a alegria com que recebeu o convite de Carlos França para se unir ao projeto Raízes Kalungas. “Essa iniciativa é gratificante. Eu conheço bem a realidade daquelas comunidades, é de fato muito preocupante, exige esforços urgentes e a disposição do TJGO em entrar nessa luta por melhorias em favor dos quilombolas é motivo de muita alegria”.

Carlos França falou de pontos específicos que foram considerados prioritários pelo grupo de trabalho criado no âmbito do tribunal para realização de estudos e proposição de ações em favor dos povos Kalungas e das comunidades quilombolas. Como salientou, há questões que demandam providências urgentes como os conflitos territoriais, as estradas que dificultam o acesso das comunidades aos serviços básicos, a escassez de comunicação entre as comunidades por falta de recursos que viabilizem os contatos; além de demandas específicas nas áreas de saúde e educação.

O corregedor Leandro Crispim expressou sua satisfação ao ver as equipes do TJGO e do Governo do Estado de Goiás atuando, juntas, em uma ação social de tamanha relevância. “É muito bom ver tantas ações conectadas para esse nobre trabalho. Faço questão de também deslocar a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, em julho, para Cavalcante”, informou o corregedor, referindo-se à iniciativa de Carlos França, que definirá uma semana de julho na qual vai transferir a Presidência do TJGO para aquele município.

No final do encontro, uma série de deliberações foram definidas para a atuação do Poder Executivo no projeto realizado pelo TJGO, com manifestações positivas dos Secretários de diversas áreas do Poder Executivo estadual, da área de segurança pública, da Saneago e da Goinfra.

Presenças

Também estavam presentes, pelo TJGO, os juízes auxiliares da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra e Lídia Assis e Souza; juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Soraya Fagury Brito e Gustavo Assis Garcia; titular da Vara das Fazendas Públicas e Registro Público e de Família e Sucessões de Goiás e subcoordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJGO, juíza Érika Barbosa Gomes Cavalcante; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro; a secretária-geral da Presidência, Dayhenne Mara Martins; a diretora de Engenharia e Arquitetura, Cybelle Sabino de Freitas; o diretor do Centro de Saúde, Paulo Henrique Fernandes Sardeiro; a coordenadora executiva da Escola Judicial de Goiás (Ejug), Eunice Machado Nogueira; a chefe do Núcleo de Inteligência, delegada Sabrina Leles; e o chefe do Gabinete Militar do Poder Judiciário, tenente-coronel Rodrigo Barbosa; assistente executiva da Presidência, Brenna Martins da Silva.

Entre os representantes do Governo do Estado de Goiás, estavam o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), general Antônio Santos Filho; o secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum; secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; secretária de Educação, professora Fátima Gavioli; secretário de Saúde, Rasivel dos Reis; secretário de Retomada do Estado de Goiás, César Moura; secretário-executivo do Gabinete de Políticas Sociais, Alexandre Parrode; superintendente de Gestão Integrada da Casa Militar, tenente-coronel Ronaldo Dutra Baía; subsecretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, delegado Gustavo Ferreira; delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga; e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Granja. Também participou da reunião o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski.

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO