A apresentação da “Coleção Documentos Históricos – Homenagem aos 150 anos do TJGO” foi um dos destaques do encerramento da 3ª Semana da Memória do Poder Judiciário do Estado de Goiás, no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário, na cidade de Goiás, nesta sexta-feira (17). O desembargador Itaney Campos, membro da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO),  representou o chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Carlos França. A iniciativa, do TJGO, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), teve início na última quarta-feira (15) com o tema  "Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural do Judiciário".

“É com grande alegria que encerramos mais uma edição da Semana da Memória do Poder Judiciário. A união dos três tribunais goianos tem sido importante para promover e cultivar a memória institucional, aspecto indissolúvel da memória da sociedade brasileira como um todo e que deve ser preservada e valorizada. Penso que a memória pode ser entendida como uma alavanca para a construção do futuro”, ressaltou o desembargador Itaney Campos, ao comemorar  a escolha de Goiás, feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para sediar o V Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), em 2025.




Êxito

Para o desembargador Elvécio Moura dos Santos, coordenador de Documentação e Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18),  que representou o presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Rodrigues do Nascimento, o trabalho em conjunto entre os tribunais goianos tem sido exitoso. “Selamos uma parceria para levar adiante a consolidação da memória do Poder Judiciário no Estado de Goiás. E estamos no caminho certo, tendo em vista as premiações que recebemos nos dois últimos encontros nacionais de Memória, bem como pela escolha para sediar o V Enam”.


Importância da preservação da história

O presidente da Comissão da Memória e Cultura do TRE-GO, juiz membro Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, que na oportunidade representou o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, destacou a relevância histórica da cidade de Goiás. “Aqui é o cenário perfeito para encerrar esse evento. O patrimônio da cidade de Goiás é tão rico, que nos faz lembrar diariamente a importância da preservação da sua história, que, na verdade, é nossa história. E da mesma forma deve ser também a memória do Poder Judiciário, ser resguardada para fortalecer a própria democracia”.

Também presente ao encontro, o prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouveia, destacou que é motivo de orgulho para o município “ser guardião da memória dos goianos” e, segundo ele, a cidade estará pronta para sediar a próxima edição da Semana da Memória do Poder Judiciário, bem como do V Enam.



Documentos históricos

No terceiro dia do encontro foi apresentado um vídeo sobre a  Coleção Documentos Históricos – Homenagem aos 150 anos do TJGO, que  é composta pela Coleção Histórica do TJGO (século XIX e XX); Coleção Escravizados nos Processos Judiciais da comarca de Goyaz (Séc XIX) e Coleção Violência Contra a Mulher na comarca de Goyaz (séc. XIX). “Nós recolhemos a documentação das treze comarcas mais antigas de Goiás e estamos higienizando, catalogando, digitalizando e disponibilizando essa documentação à sociedade e pesquisadores em geral”, explicou a diretora do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário, Laylla Vilarinho.

Segundo a Laylla Vilarinho, o objetivo do projeto é efetivar a difusão digital do acervo arquivístico histórico, que está sob salvaguarda do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás, pela plataforma AtoM. “Os documentos de guarda permanente constituem patrimônio cultural nacional e compõem o fundo arquivístico do Poder Judiciário, devendo ser custodiados em locais com condições físicas e ambientais adequadas, e disponibilizados para consulta sem colocar em risco sua adequada preservação”, pontua



Referência

Na oportunidade, o historiador e  pesquisador Nasr Fayad Chaul, enfatizou a relevância dos documentos históricos para as próximas gerações. “É importante essa geração que permeia nesse espaço, que vive nessa cidade, tenha como referência o Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário para poder salvaguardar para as gerações futuras todo esse acervo que nós temos. Isso não vai ser feito pela inteligência artificial, isso vai ser feito por nós”, pontuou.



TRT-18 e TRE

Na solenidade de encerramento o TRT -18 apresentou o videodocumentário “A Repercussão da Pandemia de Covid-19 no TRT de Goiás”. E o TRE-GO fez o lançamento do livro “Primeira Fase da Justiça Eleitoral em Goiás (1932-1937), com a participação dos organizadores da obra, o cientista social e professor da Universidade de São Paulo (USP), Paolo Ricci, e a cientista social Jaqueline Porto Zulini, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Presenças

Também estiveram presentes no encerramento da III Semana da Memória do Poder Judiciário, o promotor de Justiça, Jales Guedes Coelho Mendonça, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG);  o diretor-geral do TRE, Leonardo Sapiência; a secretária judiciária do TRE-GO, Thais Cedro; o professor Eduardo Giovara, coordenador de Graduação do Campus Goiás, representando a diretora do Campus Goiás da Universidade Federal de Goiás, Margareth Pereira Arbués; a professora Keley Cristina Carneiro; o professor Edson Arantes, da Universidade Estadual de Goiás – Campus Uruaçu; o professor aposentado da UFG, Francisco Itami Campos; a secretária municipal de Turismo da cidade de Goiás, Suzana Magalhães; a vice-prefeita da cidade de Goiás, Zilda Lobo; a secretária municipal de Cultura de Goiás, Goiandira Ortiz;  o assessor jurídico da Prefeitura de Goiás, José do Carmo; a Banda da Polícia Militar e a turma de mestrado do PROMEP - Mestrado em Estudos Culturais Memória e Patrimônio, da UEG Campus Cora Coralina; integrantes da turma de Direito da UEG - Campus Uruaçu e da turma de Direito da FAJ - Faculdade de Jussara; servidores e servidoras do TJGO, do TRE-GO e do TRT-18. (Texto: Karinthia Wanderley/ Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)  Veja galeria

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO