Teve início, nesta quarta-feira (15), a III Semana da Memória do Poder Judiciário do Estado de Goiás, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18). A cerimônia de abertura começou às 9 horas e foi realizada no auditório do TRT-18, na sede daquele tribunal, com a apresentação do coral do TRT-18, Labor em Canto, que apresentou composições de Alceu Valença e Marília Mendonça. A juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza, representou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, no evento de abertura. Essa terceira edição será realizada entre os dias 15 e 17 de maio, sempre das 9 horas ao meio dia, com o tema: "Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural do Judiciário.

A solenidade foi presidida pelo coordenador do Comitê de Documentação e Memória do TRT-18ª Região, desembargador Elvecio Moura dos Santos (foto abaixo), que na ocasião também representou o presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Rodrigues do Nascimento Na oportunidade, Elvecio Moura agradeceu as presenças e apresentou a programação, que se estende até a próxima sexta-feira (17). “Desejo que tenhamos todos uma rica e proveitosa Semana da Memória do Poder Judiciário goiano”, declarou o desembargador ao abrir a cerimônia.

Importância da manutenção dos bens culturais

A palestra principal foi ministrada pelo juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo e integrante do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, Carlos Alexandre Bottcher (foto abaixo). O tema abordado pelo magistrado foi “Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural do Judiciário”, que reforçou a importância da manutenção dos bens culturais arquitetônicos, arquivísticos, bibliográficos e museológicos dos Poderes Judiciários.

Segundo o palestrante, esse cuidado com os arquivos e acervos ainda é visto de forma equivocada pelas pessoas que comparam um arquivo importante com papéis velhos. Para ele, “vai além disso. Os centros de memória e cultura do Poder Judiciário devem ser mantidos como garantia da cidadania”, ressaltou.

Papel da memória na consolidação da democracia

Essa garantia da cidadania também foi reforçada no discurso da juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza (foto abaixo). “Essa é uma oportunidade propicia para refletirmos sobre o papel da memória institucional na consolidação da democracia e no fortalecimento do sistema de justiça”, afirmou Lidia de Assis e Souza.

Evolução e aprendizado

O presidente da Comissão da Memória e Cultura do TRE-GO, juiz Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior (foto acima), que na oportunidade representou o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, destacou que a missão dentro do Poder Judiciário é proporcionar maiores espaços para que a evolução aconteça, de forma a valorizar a instituição. “Isso requer muito esforço e desafio. A Semana da Memória do Poder Judiciário do Estado de Goiás é, sem dúvidas, o melhor momento para o nosso Estado dispor, discutir e aprender com as ações realizadas nos últimos anos com todos os tribunais”, ressaltou.

Presenças

O TJGO também foi representado pelo integrante da Comissão Permanente de Memória e Cultura, escritor Nars Chaul. Estiveram presentes, ainda, os desembargadores do TRT-18ª Região, Mário Sérgio Bottazzo e Wellington Luis Peixoto; a ouvidora-geral do TRT-18ª Região, desembargadora Kathia Maria Bomtempo de Albuquerque; a juíza Eneida Martins Pereira de Sousa, representante da Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região (Amatra 18); o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), Alpiniano do Prado Lopes; a conselheira seccional da OAB-GO, advogada Andressa Rodrigues Pereira; a diretora-geral adjunta do TRT 18ª Região, Célvora Marra Moreira Rodrigues de Oliveira; o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho em Goiás (Asjustego), Joelson da Conceição Lisbôa;  a vice-coordenadora do Comitê de Documentação e Memória, juíza Fabíola Evangelista Martins;  o representante da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, chefe de gabinete Rodrigo Rodrigues; a professora Heloísa Helena, museóloga da Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e demais membros da Comissão de Memória e Cultura do TJGO.

Programação do evento

A III Semana da Memória do Poder Judiciário do Estado de Goiás segue até a próxima sexta-feira (17) com uma programação diversificada de palestras. Nesta quinta-feira (16), acontecerá no Plenário do TRE-GO a palestra da professora e museóloga Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da Costa. Além disso, ainda na quinta-feira (16), acontece o painel de discussão “Integração das áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e História”, debatido por representantes do TJGO, TRE-GO e TRT-18.

Já o encerramento, na sexta-feira (17), que acontece no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás, na antiga capital do Estado, Cidade de Goiás, será conduzido pelo desembargador Itaney Campos, que integra a Comissão de Memória e Cultura do TJGO. Na ocasião, será apresentado o projeto “Coleção Documentos Históricos – Homenagem aos 150 anos do TJGO”. (Texto: Agnes Geovanna – Fotos: Luís Ricardo – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO