O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, participou na manhã desta segunda-feira (13) da inauguração de três novas salas destinadas aos advogados que atuam no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. Os recursos utilizados para a construção são oriundos do Fundo Penitenciário e liberados pelo Poder Judiciário.

Além do chefe do Poder Judiciário estadual e do presidente da OAB-GO, Rafael Lara; compuseram a mesa da solenidade de inauguração, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim; o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (GMF-GO), desembargador Fernando de Mello Xavier; o desembargador Nicomedes Domingos Borges; juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), Gustavo Assis Garcia; titular da 1ª Vara de Execução Penal de Goiânia e coordenador do GMF/GO, juiz Fernando Oliveira Samuel; e o juiz Eduardo Walmory Sanches, ex-titular da vara de execuções penais. E, ainda, o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Renato Brum; o diretor-geral da Polícia Penal (DGPP), Josimar Pires Nicolau;  o promotor de justiça Lauro Machado Nogueira; o diretor prisional da Penitenciária Odenir Guimarães (POG), Erivaldo da Silva Alves; o diretor adjunto da DGPP, Firmino José Alves; o presidente da subseção da OAB de Aparecida de Goiânia, Sebastião Justo Neto; ex-deputado federal João Campos; presidente da subseção da OAB de Itumbiara, Breno Borges; e a presidente da subseção da OAB-GO de Piracanjuba, Denise Alves.

Importância de uma boa estrutura

De acordo com o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, “o Poder Judiciário estadual é participante e parceiro na inauguração das salas, reconhecendo a importância de uma boa estrutura física para o aprimoramento constante  da atuação da advocacia. A advocacia criminalista precisa desse apoio e dessa estrutura, o que significa consideração e respeito com aqueles profissionais que exercem o sagrado direito de defesa. O Poder Judiciário, atuando em conjunto com a advocacia, MP e todos os integrantes do Sistema de Justiça, caminha na mesma direção para atender bem a sociedade e aos que necessitam da Justiça”, frisou.



Marco histórico

Na oportunidade, o presidente da OAB-GO, Rafael Lara, salientou que entregar uma central de apoio no Complexo Penitenciário é um marco histórico e essencial no exercício da advocacia. “Inaugurar essas salas é muito mais do que inaugurar um local de dignidade para o exercício da advocacia criminalista, mas é um símbolo de reforço da importância da advocacia criminalista e da importância de que toda a advocacia tem na sociedade”, acrescentou.



Trabalho em conjunto

O diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires, frisou sobre a importância do trabalho em conjunto para trazer benefícios para toda a sociedade. “Foram muitas reuniões e uma ponte muito importante com o TJGO e a seccional da OAB. O espaço é fundamental tanto para a advocacia quanto para a segurança pública”, disse.



O presidente da subseção da OAB de Aparecida de Goiânia, Sebastião Justo Neto, falou que “a entrega da sala é mais uma conquista da advocacia e representa a união de todos, reforçando o compromisso com a advocacia e com a sociedade”.



Homenagens

Na ocasião da inauguração, Carlos França foi homenageado pela OAB-GO, que reconheceu o trabalho do Poder Judiciário estadual em favor da classe advocatícia. “A OAB-GO agradece pelo incansável empenho e dedicação em prol da construção das novas salas. Seu comprometimento fortalece a advocacia e impulsiona a qualidade do exercício profissional da classe”, conforme dizer da placa, entregue pelo vice-presidente da OAB/GO, Thales Jayme, e pelo diretor-tesoureiro da seccional, Eduardo Cardoso Júnior.



O desembargador Nicomedes Domingos Borges, o juiz auxiliar da CGJGO Gustavo Assis Garcia, o juiz Eduardo Walmory Sanches, o promotor de justiça Lauro Machado e o advogado Breno Borges também foram homenageados. “Quero deixar registrado o carinho e a importância desta homenagem para a advocacia brasileira, especialmente para a advocacia criminalista”, salientou Rafael Lara.

Presenças

Também estiveram presentes da solenidade, a secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki; os conselheiros seccionais Rodrigo Lustosa, Auro Jayme, Éder Porfiro, Alexandre Pimentel, Carlos Cruvinel e Marly Marçal; os conselheiros federais David Soares e Roberto Serra; o presidente da Comissão Especial de Execução Penal, Matheus Borges; o presidente da Comissão Especial de Direito Penal e Economia, Gilles Gomes; dentre outras autoridades. (Texto: Arianne Lopes/ fotos: Gusthavo Crispim- Centro de Comunicação Social do TJGO) Veja galeria de fotos



  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO