A primeira edição da Oficina de Parentalidade de 2024 será realizada na próxima segunda-feira (5), das 8 às 12 horas, no Auditório José Lenar, no Palácio da Justiça Desembargador Clenon de Barros Loyola, sede do TJGO. O evento é realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), em parceria com a Associação de Terapia de Família de Goiás (Atfago).

As oficinas têm como finalidade difundir a cultura de paz acerca das situações de conflitos advindos com o término de um relacionamento afetivo, minimizando consequências desastrosas para filhas(os), pais e familiares. As oficinas, conduzidas por profissionais da ATFAGO, têm como público preferencial mães e pais que enfrentam conflitos jurídicos, como ações de divórcio, de dissolução de união estável e de guarda e regulamentação de visitas. Também são direcionadas a cuidadores e familiares de crianças e adolescentes, operadores do Direito de Família, educadores e psicólogos.

No encontro, são exibidos vídeos e realizados exercícios e palestras sobre como os participantes podem agir para que os integrantes da família se adaptem à nova fase de reorganização familiar.


10 anos do programa

Neste ano, o Programa Oficina de Parentalidade completa dez anos em atividade. Para celebrar o marco, a partir deste ano as oficinas serão realizadas em formato híbrido, isto é, presencialmente, no auditório José Lenar do TJGO, e por videoconferência, via plataforma Zoom. O objetivo é oportunizar que os interessados nas demais comarcas do Estado participem das atividades do programa toda primeira segunda-feira útil de cada mês, sempre das 8 às 12 horas.

Ao término das oficinas, será entregue um certificado de participação que poderá ser juntado aos autos quando as partes forem encaminhadas por determinação judicial ou como comprovante de horas extracurriculares aos estudantes que comparecerem.



Programação anual

O cronograma com a programação deste ano já está definido. A Oficina de Parentalidade será realizada nas seguintes datas: 4 de março, 1º de abril, 6 de maio, 3 de junho, 1º de  julho, 5 de agosto, 2 de setembro, 7 de outubro, 4 de novembro e 2 de dezembro. (Texto: Sarah Mohn / Arte:Michel Cunha – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO