A 25ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e da Coordenadoria  Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica, foi encerrada nesta sexta-feira (24) no Fórum de Minaçu. Durante toda a semana, diversas ações voltadas para o combate à violência doméstica contra a mulher foram realizadas nos municípios de Morrinhos, Jataí e Minaçu. A palestra da jornalista Jaqueline Moura sobre dor, superação e empoderamento feminino marcaram o último dia do evento.

Representando o presidente do Tribunal de Justiça do  Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, a 2ª vice-coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJGO,  desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis,  que participou por meio de vídeo, agradeceu a participação e apoio de todos os envolvidos na iniciativa. “Hoje, encerramos uma semana repleta de atividades destinadas à promoção de ações interdisciplinares organizadas com o objetivo de dar visibilidade ao tema violência doméstica, de forma a sensibilizar a sociedade para uma realidade tão cruel enfrentada pelas mulheres. Meu agradecimento especial à juíza Isabella Luíza Alonso Bittencourt, que, de forma tão competente, gentil e acolhedora, aceitou realizar o encerramento da 25ª Semana pela Paz em Casa, em Minaçu. Manifesto minha gratidão a todos os servidores e servidoras do Fórum de Minaçu”, pontuou a desembargadora.

A coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar,  juíza Marianna de Queiroz Gomes, também mandou sua mensagem por meio de um vídeo. Além de destacar as ações, como palestras, visitas e rodas de conversas realizadas em Morrinhos, Jatai e Minaçu, ao longo da semana, a magistrada salientou que a violência doméstica e o feminicídio têm aumentado no país. “O machismo, que é a raiz estrutural dessa violência, é o preconceito mais praticado no Brasil. Nós, como agentes públicos, como cidadãos, temos a responsabilidade de atuar com vontade política, conscientes sobre os deveres do Estado e de todos nós como sociedade, para garantir a equidade de gênero e erradicar a violência contra as mulheres e meninas, fazendo com que esse compromisso permeie todas as nossas ações, condutas e nossas políticas públicas”, observou.



Mais de 800 audiências

A diretora do Foro da comarca de Minaçu e integrante da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, juíza Isabella Bittencourt, comemorou os bons resultados da 25ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, lembrando que foram realizadas em todo o Estado mais de 800 audiências. “Em Minaçu, foram cerca de cem audiências, e dessas, quase 70% com sentenças, o que mostra a grande efetividade da iniciativa, e que o Tribunal de Justiça de Goiás não aceita impunidade em relação aos crimes de violência doméstica. Isso é de grande importância para a luta contra violência doméstica”, salientou.



A presidente da subseção da OAB de Minaçu, Shirley Araújo, destacou que o evento marca a história de Minaçu e que “fortalece as ações em prol das mulheres em vulnerabilidade social”.


Dor e superação

A jornalista e especialista em mentoria motivacional, Jaqueline Moura, contou a triste experiência vivida por ela ao sofrer violência sexual na adolescência e, posteriormente, aos 23 anos de idade, ser agredida pelo namorado. Ela relatou aos participantes que mesmo diante de ter sofrido por muitos anos, e até pensar em tirar a própria vida, conseguiu dar a volta por cima. “A dor te fortalece. Se pudesse olhar para trás, diria àquela Jaqueline de 16 anos, que ela é uma vencedora. Não somos o que aconteceu com a gente, mas o que escolhemos nos tornar. É isso que te define, o que te torna mais forte”, disse ela, emocionada.



Durante a solenidade, foi exibido o videoclipe da música A Penha Vai Valer, de autoria da servidora da Coordenadoria da Mulher, Mara Cristina, que fala sobre o rompimento do ciclo de violência doméstica.


Presenças

Participaram da solenidade de encerramento da 25ª Semana pela Paz em Casa, o prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Lereia; o presidente da Câmara Municipal de Minaçu, Tiago Nunes; o diretor da unidade prisional de Minaçu, Otoniel Carvalho; a secretária da Diretoria do Foro da comarca de Minaçu, Fabiana Santos Souza; a psicóloga da Polícia Civil, Mariana de Paula; a primeira-dama do município, Marla Cunha;  vereadora Gilvânia Márcia;  a coordenadora regional da Associação dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil, Marlene Aparecida Gonçalves;  o capitão da 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Minaçu, Álvaro Divino Dias Filho, o tabelião de registro de pessoas jurídicas do distrito judiciário de Campinaçu, Roney José, a tabeliã de registro de imóvel de Minaçu, Gabriella Gonçalves,  o gerente da Usina Engie Brasil Energia, José Magno Ferreira; a secretária-executiva da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJGO, Lucelma Messias; a servidora da Coordenadoria da Mulher, Mara Cristina Ferreira. (Texto: Karinthia Wanderley - fotos: Wagner Soares) Veja a galeria

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO