O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Aldo Sabino, conduziu na tarde desta quinta-feira (23) reunião com integrantes do Grupo de Trabalho criado para o desenvolvimento do projeto Assistente Jurídico Virtual no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Goiás. O grupo foi instituído em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Decreto Judiciário nº 1.601/2023.

O Grupo de Trabalho destinado ao levantamento de requisitos para o projeto Assistente Jurídico Virtual do TJGO é supervisionado por Aldo Sabino e composto pelos magistrados Eduardo Tavares dos Reis e Tiago Luiz de Deus Costa Bentes. Além da servidora e servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do TJGO, Keila Sousa Silva, Alex Rocha e César Augusto Garcia, e pelos representantes da UFG, professor Celso Camilo Júnior e Marcos Inácio Severo de Almeida, todos presentes na reunião, seja de forma híbrida ou presencial.



 Fase inicial de testes

“A cooperação entre TJGO e UFG possibilitou a elaboração de uma ferramenta direcionada para utilização em telefones celulares, que funciona como um dispositivo de inteligência artificial, a fim de facilitar a rotina de trabalho de magistradas e magistrados, por meio da criação de alertas sobre os processos”, esclareceu Aldo Sabino durante a reunião. Ele também destacou que o projeto está em fase inicial de testes, e que ainda dará frutos nessa gestão do Poder Judiciário estadual, chefiada pelo desembargador Carlos França.



O professor da UFG, Celso Camilo Júnior, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta, explicou que a funcionalidade ocorre por meio da plataforma Telegram. Ele também informou que o novo aplicativo “opera com controle de acesso aos usuários, garantindo segurança durante a utilização do Assistente Jurídico Virtual”.



Também participaram virtualmente da reunião, as assessoras do TJGO, Susana Araújo e Ana Paula Saad Canedo, o servidor Marcos Oliveira, e os alunos da UFG, Pedro Henrique Sanches, Eduardo Faria de Souza e Felipe Cardoso de Sá. (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Girlaydy Costa  - Centro de Comunicação Social do TJGO)




  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO